Bd. 4 (2025)
Artigos

A DISCIPLINA DE LIBRAS E SUAS REPERCUSSÕES NO COTIDIANO DA PESSOA SURDA

Veröffentlicht August 13, 2025

Abstract

A principal motivação deste estudo foi compreender o papel da Disciplina de Libras – Língua Brasileira de Sinais, como estratégia de inclusão das pessoas com surdez. Por conseguinte, um de seus objetivos foi identificar, na produção bibliográfica científica, quais ações ou intervenções têm se mostrado efetivas estratégias inclusivas no cotidiano destas pessoas. Buscou-se, também, conhecer os enfoques apresentados pela literatura, relacionados aos desafios relativos à singular forma de estar no mundo, da pessoa surda, numa sociedade globalizada, onde o processo de exclusão social ainda é muito presente. Foi realizada, então, uma pesquisa de revisão sistemática da produção científica do tema em questão.  Foram considerados os artigos em português, no período de 2010 a 2021, selecionados por meio de descritores como “Educação”, “Surdez”, “Libras”. Os dados foram submetidos às análises quantitativa e qualitativa, esta última por meio da análise de conteúdo do material que resultou em 4 categorias analíticas: “Estratégias /Tecnologias de ensino”, “Políticas públicas”, “Atenção à saúde” e “Inclusão e identidade surda”. O intuito foi contribuir para melhor compreensão dos dados obtidos e assim evidenciar como a literatura desta última década vem retratando os reais desafios enfrentados pelas pessoas surdas. Apesar dos avanços e esforços feitos, há uma vasta amplitude de diálogos a serem travados, principalmente tendo a pessoa surda como protagonista. Esta continua sendo parte da comunidade surda amordaçada, como tão bem denominou LANE (1997) em seu livro. Este estudo mostrou que pouco espaço foi dado para que o próprio surdo expusesse seus sentimentos sobre seu sofrido cotidiano de exclusão.