POTÊNCIAS DE UMA ANÁLISE À LUZ DAS FERRAMENTAS DE FOUCAULT SOBRE A PERMANÊNCIA DE PEDAGOGOS HOMENS NOS ANOS INICIAIS
Resumen
Este trabalho, desenvolvido como parte do processo avaliativo da disciplina Produção do Conhecimento em Educação, no âmbito do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, busca analisar de que modo as ferramentas teóricas de Michel Foucault podem auxiliar na investigação sobre a permanência de pedagogos homens nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o estudo parte de uma perspectiva pós-crítica, articulando conceitos como poder, discurso e disciplina e para problematizar os modos pelos quais as normas de gênero operam na constituição da docência nesse segmento educacional. A análise evidenciou que a presença masculina nessa etapa desafia normas socialmente instituídas que associam o cuidado e o ensino infantil ao feminino, gerando tensões e resistências. Conclui-se que as ferramentas foucaultianas, juntamente aos estudos de gênero, oferecem subsídios para compreender os mecanismos reguladores que operam na escola como espaço generificado.