DOCENTES BACHARÉIS E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TESES
- Docente bacharel,
- Saberes docentes,
- Ciência da Educação,
- Saberes profissionais
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as percepções de docentes bacharéis sobre a formação pedagógica para o exercício da docência no ensino superior, por intermédio da metodologia de revisão sistemática de literatura de cinco teses defendidas entre 2016 e 2025. Constata-se que, ao contrário da educação básica, a legislação brasileira não exige formação pedagógica específica para docentes do ensino superior. E isso resulta em lacunas formativas significativas, especialmente entre professores oriundos de cursos de bacharelado. Diante disso, buscou-se entender quais são as ausências e lacunas de conhecimentos e saberes pedagógicos que os docentes percebem em suas atividades nas universidades e quais seriam os saberes que compreendem ser necessários a uma formação docente que aprimore o desempenho no ensino. Os resultados revelam que esses profissionais frequentemente ingressam na docência sem preparo pedagógico, baseando-se em experiências práticas e intuições. As teses analisadas apontam discursos que explicitam carências de saberes didático-pedagógicos, ausência de políticas institucionais de formação docente e isolamento profissional dos docentes participantes da pesquisa. Apesar disso, reconhecem a importância da reflexão sobre a prática e demonstram interesse em ampliar seus conhecimentos pedagógicos. Conclui-se a necessidade de políticas públicas que promovam a formação continuada e valorizem a Pedagogia como ciência da educação, para que as formações para docente bacharéis sejam sistematicamente críticas, integradas à prática, com fins a qualificar o ensino superior e fortalecer a identidade docente.