Vol. 4 (2025)
Artigos

REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DO PROFESSOR SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Publiée August 13, 2025

Résumé

Diante das constantes transformações sociais e culturais que impactam o cenário educacional, este estudo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, como o desenvolvimento profissional é compreendido e abordado no contexto das pesquisas sobre formação de professores. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, realizada na base de dados OasisBr, com foco em trabalhos acadêmicos que discutem o desenvolvimento profissional docente e sua relação com a profissionalização e outros termos importantes que ajudam a compreender a importância desse processo. Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento profissional docente é compreendido como um processo contínuo, dinâmico e integrado à prática pedagógica, envolvendo tanto experiências formais quanto informais, individuais e coletivas. Se observou, ainda, que a formação inicial e continuada precisa articular saberes acadêmicos e experiências práticas, valorizando a reflexão crítica e o protagonismo do professor. Assim, percebemos que o desenvolvimento profissional vai além da aquisição de novos conhecimentos, sendo essencial para a construção da identidade docente, a melhoria da qualidade do ensino e a adaptação constante às exigências do contexto educacional.