Vol. 4 (2025)
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A POTENCIALIDADE DA PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Publicado August 13, 2025

Resumen

Este artigo possui o objetivo de analisar a potencialidade da pesquisa biográfica para se investigar a formação inicial de professores de matemática que possuem uma primeira graduação em bacharelado, por meio de entrevistas narrativas e histórias de vida. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, buscando apresentar o percurso histórico da pesquisa biográfica e o que a diferencia de outras perspectivas de pesquisa. Como resultados, aponta-se que, pelo fato de a pesquisa biográfica em educação trabalhar com a subjetividade dos sujeitos, a temporalidade dos fatos, em relatos escritos ou falados das vivências dos pesquisados, ela mostra-se como uma escolha que pode contribuir para compreender as motivações, anseios, expectativas ou possíveis decepções com a escolha da primeira graduação que levaram estudantes da licenciatura em matemática a buscarem uma segunda graduação. Conclui-se, a partir desse estudo de cunho bibliográfico, que é possível considerar a potencialidade da pesquisa biográfica para o estudo do objeto em questão, assim como para a investigação de outros objetos que estejam voltados à compreensão das relações educativas, em espaços escolares ou não escolares.