Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte Times New Roman 12-pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Author Guidelines

Para a submissão: o autor principal deve realizar a submissão e enviar o arquivo SEM identificação (sem nenhuma marca de autoria, removendo todas as “PROPRIEDADES” do arquivo, inclusive no nome do arquivo). Salve o arquivo da seguinte forma: “Eixo X (insira o número do eixo) - Título do trabalho”), em formato WORD.

ATENÇÃO: Em caso de coautoria, apenas o(a) autor(a) principal deve realizar a submissão do trabalho. 

Estudantes de graduação e professores da educação básica podem submeter artigos.

Serão aceitos artigos com, no máximo, 4 autores. Casos excepcionais - resumos de pesquisas que tenham mais do que 4 colaboradores -  serão analisados pela Comissão Científica. Nesse caso, além do resumo, envie um arquivo em anexo justificando o nº de autores, colocando na frente do nome de cada autor sua função na pesquisa. 

Eixos de submissão:

Eixo 1 - Formação e desenvolvimento profissional Docente

Eixo 2 - Educação e Políticas Educacionais 

Eixo 3 - Educação, Saúde e Esporte

Eixo 4 - Práticas Educativas em espaços escolares e não escolares

FORMATAÇÃO DO TÍTULO: TODAS MAIÚSCULAS, COM FONTE TIMES NEW ROMAN 12; EM NEGRITO E CENTRALIZADO; ESPACEJAMENTO 1,15CM

Todas as seções serão escritas em Times New Roman, 12, espaço entre linhas 1,0  cm (simples), alinhamento justificado, recuo de parágrafo 1,25cm e sem espaços (0 pt.) antes e depois dos parágrafos. Margem superior e esquerda: 3,0cm, margem inferior e direita: 2,0cm.

A extensão do Resumo Expandido é de 4 a 6 páginas. No resumo expandido não é necessário produzir a seção “Resumo”, pode-se iniciar o texto na introdução e dividi-lo em quantas seções forem necessárias, incluindo as considerações finais e as referências.

Os trabalhos completos deverão ter entre 12 a 20 páginas, incluindo o título, resumo, palavras-chaves, introdução, desenvolvimento dividido em quantas seções forem necessárias, considerações finais e referências. Quadros ou tabelas devem ser formatados como apresentado neste template. O texto deve ser normalizado conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sobretudo a ABNT NBR 10520/2023 sobre citações, sistema autor-data e referências. Clique aqui para acessar o material explicativo elaborado pela Universidade Federal de Uberlândia (2023).

A introdução deverá apresentar, de forma clara e objetiva, a relevância do problema investigado, com base na literatura, e os principais objetivos do trabalho sobre a pesquisa, fundamentando/justificando seu interesse e contribuição para o conhecimento acadêmico-científico.

É importante utilizar citações diretas (curtas ou longas) e indiretas. A citação direta curta é quando se usa trechos do texto original de um autor com a extensão máxima de 3 linhas. O trecho citado fica entre aspas, com a fonte do mesmo tamanho do corpo do texto, e é obrigatório colocar o último sobrenome do autor, o ano e a página da publicação, como no exemplo a seguir: “[...] as incertezas do real podem tornar o homem mais cônscio de suas limitações, e o conhecimento derivado deste contexto se revela menos pretenso à ilusão das previsões, e aos erros não previstos” (Reboucas; Marques; Badiru, 2005, p. 105). Note que no exemplo foi utilizado o símbolo “[...]” para indicar uma supressão, ou seja, sinalizar ao leitor que o referido trecho não foi copiado desde o início da frase original. 

Note, ainda, que o último sobrenome do autor será escrito apenas com as letras iniciais maiúsculas, mesmo quando se encontra ao final da citação, dentro dos parênteses.

Uma outra forma de se fazer a mesma citação seria assim: Conforme Reboucas, Marques e Badiru (2005, p. 105), “[...] as incertezas do real podem tornar o homem mais cônscio de suas limitações, e o conhecimento derivado deste contexto se revela menos pretenso à ilusão das previsões, e aos erros não previstos”. 

Caso a citação direta ultrapasse 3 linhas, é necessário fazer um recuo de 4 cm e colocar a fonte em tamanho menor do que a texto.

Há ainda a possibilidade de se utilizar citações indiretas, que são paráfrases do texto original dos autores, ou seja, indica-se a ideia expressada pelo autor, mas sem utilizar as mesmas palavras usadas por ele. Na citação indireta é preciso colocar o último sobrenome do autor e o ano da publicação, sendo preferível não indicar a página, pois pode dar a entender que se trata de uma citação direta que não foi corretamente referenciada.

Utilizando o mesmo exemplo das citações anteriores, uma citação indireta poderia ser escrita da seguinte forma:

Com o autor referenciado antes da citação indireta: Reboucas, Marques e Badiru (2015) aponta que o conhecimento advindo de um contexto de reconhecimento das incertezas do real pode contribuir para que o ser humano adquira consciência de suas limitações, tornando-se menos suscetível a fazer previsões ilusórias, que podem aumentar as possibilidades de desestabilização frente a erros que não foram previstos. 

Com o autor referenciado depois da citação indireta: O conhecimento advindo de um contexto de reconhecimento das incertezas do real pode contribuir para que o ser humano adquira consciência de suas limitações, tornando-se menos suscetível a fazer previsões ilusórias, que podem aumentar as possibilidades de desestabilização frente a erros que não foram previstos (Reboucas; Marques; Badiru, 2015).

Caso utilize tabelas, quadros, figuras ou gráficos, esses elementos precisam conter legenda e fonte.

Referências: espaço entre linhas simples, alinhadas à esquerda. Utilize o nome completo dos autores, e não siglas, e negrito para o destaque das informações, conforme as normas da ABNT.

Exemplos:

BRASIL. Câmara dos Deputados. Congresso Nacional. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o §2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 18, 26 jul. 2004.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2006.

SOUSA, Sandra Novais. Professores iniciantes egressos do Pibid da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: habitus e capital cultural em movimento. 2018. 266f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.