EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Аннотация
Resumo: Este trabalho tem como objeto de investigação a política de acesso à educação superior, tendo como objetivo realizar o estado do conhecimento das teses e dissertações cuja temática seja o acesso de estudantes egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à educação superior. Para tanto, como metodologia, utilizou-se a coleta e análise de dados das produções localizadas nas seguintes plataformas: Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além das bases de dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Mato Grosso do Sul. A escolha por incluir produções regionais visa identificar as contribuições da pesquisa educacional local sobre essa temática. Embora seja um campo ainda em construção, os resultados identificaram 17 produções, entre teses e dissertações, das quais debatem sobre as trajetórias dos sujeitos, histórias de vida, sentidos, percepções e sentidos acerca da educação superior, da construção da identidade dos estudantes egressos da EJA, e das políticas de acesso e permanência. A partir da análise, evidencia-se a necessidade da sistematização de dados que possibilitem identificar a presença desses sujeitos nas universidades, bem como aprimorar as políticas públicas de modo a atender as especificidades dos estudantes egressos da EJA.