Vol. 4 (2025)
Artigos

CURRÍCULO, ENSINO, DIVERSIDADE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DE MULHERES NEGRAS: EXPLORANDO PERSPECTIVAS E PROMOVENDO INCLUSÃO NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E SOCIAL

Publicado August 13, 2025

Resumen

Este estudo tem como objetivo realizar um mapeamento sistemático dos estudos publicados na última década (2014-2024) em bases de dados acadêmicas, abordando temas relacionados à produção de conhecimento de mulheres negras. A metodologia adotada caracteriza-se pelo tipo Estado do Conhecimento, cujo propósito é identificar e analisar as abordagens, temas e lacunas existentes, promovendo uma compreensão aprofundada das perspectivas atuais e contribuindo para a promoção da inclusão no âmbito acadêmico e social. Para tanto, três questões nortearam os objetivos específicos deste mapeamento: quais temas tem sido investigados por mulheres negras na pós-graduação, em quais cursos esses estudos foram produzidos e cursos esses estudos foram produzidos e quais foram as principais abordagens teóricas, conceituais e modelos analíticos utilizados pelo/as pesquisadores/as nessas investigações? Trata-se de um trabalho documental e bibliográfico, constituído por um levantamento de teses e dissertações localizados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O mapeamento indicou que as produções acadêmicas sobre mulheres negras nas universidades ainda são incipientes e vem aumentando nos últimos anos, indicando um interesse crescente na temática. No entanto, ainda há muitas lacunas e áreas que podem ser exploradas, especialmente em relação às experiências curriculares, práticas pedagógicas antirracistas e epistemologias femininas negras.