PRÁTICAS ALFABETIZADORAS E FORMAÇÃO INICIAL: NARRATIVAS DE BOLSISTAS DO PIBID/PEDAGOGIA/FAED
Résumé
O artigo tem como objetivo refletir sobre os processos formativos vivenciados por acadêmicas do curso de licenciatura em Pedagogia (Integral) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Subprojeto Alfabetização. Como procedimentos metodológicos, foram realizados: análise documental, a partir da legislação educacional e editais relacionados ao Pibid; revisão de literatura, tendo como fonte artigos científicos e obras que discutem a alfabetização; e análise de narrativas formativas produzidas pelas bolsistas sobre suas vivências no Pibid na escola parceira, junto a uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que, em suas narrativas, as bolsistas trazem reflexões sobre o potencial formativo de sua participação no Pibid, ao mencionarem que o programa tem propiciado a elas a ampliação do seu próprio repertório literário e a compreensão, na prática, da importância da ludicidade, da criação de vínculos afetivos, da escuta ativa, da oferta de propostas didáticas contextualizadas e mais próximas das práticas sociais e da consideração do protagonismo infantil para os processos de aprendizagem das crianças. Conclui-se que a escrita das narrativas formativas potencializa as aprendizagens possibilitadas pelo Pibid, uma vez que provoca as bolsistas a fazerem reflexões e articulações entre os conhecimentos teóricos e as práticas observadas e realizadas na escola parceira.