LEVANTAMENTO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A CATEGORIA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA
Resumen
Este artigo, vinculado a uma pesquisa de mestrado na linha “Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/Faed/UFMS ) tem como objetivo analisar a produção acadêmica de teses e dissertações que articulem a formação de professores de maneira explícita à perspectiva da emancipação humana, fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e no materialismo histórico-dialético (MHD) a fim de identificar contribuições, limites e lacunas teórico-metodológicas neste campo de pesquisa. A pesquisa foi realizada nas bases nacionais Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dentre as 15 produções encontradas, apenas 5 atenderam integralmente aos critérios teórico-metodológicos. A análise revelou a escassez de pesquisas que abordam com profundidade e rigor a formação docente sob um viés crítico e emancipador, além de apontar lacunas relacionadas ao uso superficial da PHC e à influência de políticas neoliberais. Os resultados indicam a necessidade urgente de fortalecer a pesquisa educacional comprometida com a transformação social, reafirmando a educação como instrumento de mediação para a emancipação humana.