V. 4 (2025)
Artigos

Interfaces entre Formação de Professores e Educação do Campo: um balanço da produção acadêmica na região Norte

Pubblicato August 13, 2025

Abstract

Este artigo, advindo da pesquisa de Doutorado em andamento intitulada “Formação de professores para as escolas do campo: um estudo em dissertações e teses”, tem como objetivo analisar produções, dissertações e teses publicadas nos repositórios das universidades federais e, neste estudo, especificamente as pesquisas da região Norte. A questão que norteia esse balanço está pautada no questionamento sobre qual a concepção de formação de professores que atuam ou irão atuar em escolas do campo está sendo atribuída pelos pesquisadores da área. Delimitamos como recorte temporal o período de 2012 a 2021. O critério para a seleção das universidades é possuírem a graduação em Licenciatura em Educação do Campo. O estudo está fundamentado na teoria histórico-cultural com base no materialismo histórico-dialético. Os resultados apontam que há consenso entre os pesquisadores de que é preciso formar professores com criticidade e dialogicidade alinhada aos problemas sociais e que haja respeito quanto à diversidade e à compreensão da importância de sua participação na comunidade e nos movimentos sociais do campo. As pesquisas dialogam na mesma direção, afirmando que é preciso formar professores com consciência política e que reconheçam os territórios como espaço onde a escola se efetiva e tem o seu lugar, identificando os problemas educacionais de forma geral, bem como com aqueles que atingem a escola do campo. Dessa forma, será possível elevar o nível de consciência política dos professores ou de futuros professores na perspectiva de avançar para a sua emancipação.