O PAPEL DA ASSESSORIA TÉCNICA NA EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS
Аннотация
Este artigo apresenta um relato de experiência profissional vivenciado em uma unidade escolar do município de Corumbá-MS, no contexto da atuação como assessora técnica do Núcleo de Educação Especial e Inclusão da Secretaria Municipal de Educação. Com o propósito de contribuir para o fortalecimento das práticas inclusivas e qualificar o processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria promoveu formações continuadas para toda a Educação Básica da rede municipal. O objetivo deste estudo é relatar a experiência da primeira formação continuada voltada especificamente aos profissionais de apoio educacional que atuam nas escolas municipais. A proposta formativa teve como foco principal o esclarecimento sobre as atribuições desses profissionais, o reconhecimento do perfil dos estudantes acompanhados e o aprofundamento do conhecimento sobre os diferentes tipos de deficiência. Os relatos evidenciaram dúvidas recorrentes quanto às responsabilidades da função, à elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) e à compreensão dos marcos legais que regem a Educação Especial. Os achados revelam a importância da escuta ativa, da formação continuada contextualizada e da atuação colaborativa como estratégias para o fortalecimento das práticas inclusivas nas escolas.