Vol 4 (2025)
Artigos

DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR VOLTADO À REGIÃO DE FRONTEIRA

Published August 13, 2025

Abstract

Este artigo discute a importância do desenvolvimento da consciência fonológica em contextos bilíngues, com foco em escolas situadas na região de fronteira entre Ponta Porã/MS (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Diante da diversidade linguística presente nesse território, propõe-se uma reflexão sobre práticas pedagógicas lúdicas especialmente jogos fonológicos como estratégias eficazes para apoiar a alfabetização de crianças cuja língua materna é o espanhol ou o guarani. Por meio de uma abordagem bibliográfica, o estudo destaca a consciência fonológica como habilidade metalinguística essencial à aprendizagem da leitura e da escrita, sem desvalorizar os repertórios linguísticos pré-existentes. Os resultados apontam que, ao utilizar a língua materna como ponte para o ensino do português, os jogos fonológicos tornam-se instrumentos de inclusão e valorização da identidade cultural dos alunos. Conclui-se que a formação docente voltada para o reconhecimento da diversidade linguística é fundamental para a promoção de uma educação equitativa e eficaz em contextos de fronteira.