A CENA DA SALA AULA: QUESTÕES SOBRE A FORMAÇÃO NA NARRATIVA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Résumé
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu-UFMS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual a discussão em torno da formação inicial nos cursos de graduação em Letras da UFMS é apresentada por meio de narrativas de alunos egressos. O objetivo deste trabalho é compreender, a partir das teorias do letramento digital, de que modo as manifestações da cultura digital no século XXI reconfiguram os desafios da formação docente. Para tanto, utilizamos de entrevistas narrativas, segundo os critérios do Método Biográfico, a fim de capturar na experiência individual sentidos compartilháveis do processo formativo. Por meio da entrevista narrativa, realizada com uma professora de Língua Portuguesa, constatamos que a formação inicial, ao tratar especificamente das tecnologias digitais, se orientam pelos aspectos funcionais que os dispositivos e os objetos digitais apresentam no fazer pedagógico. Assim, o contraste entre o saber prático e a formação, como apresentados na narrativa, nos permite visualizar a questão a partir de uma perspectiva mais abrangente.