O PAPEL DAS BRINQUEDOTECAS UNIVERSITÁRIAS COMO LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DA UFMS
Abstract
Este artigo tem como objetivo discutir o papel das brinquedotecas universitárias como espaços pedagógicos e laboratórios de formação docente, com base na experiência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a partir da realização do projeto de extensão "Brinquedoteca Aberta: Centro de Formação", implantado desde 2017, na cidade Universitária de Campo Grande e coordenado por professoras do curso de Pedagogia. Buscamos compreender como as práticas realizadas na brinquedoteca, que, neste ano de 2025 atende cerca de 50 crianças, filhos e filhas de servidores e estudantes, contribuem para a formação de futuros docentes. Respaldadas pelas vivências cotidianas, consideramos que a brinquedoteca universitária da UFMS representa uma experiência significativa de integração entre ensino, pesquisa e extensão e, enquanto laboratório formativo, contribui para a construção de saberes docentes, favorecendo o desenvolvimento de competências fundamentais à docência, como a escuta atenta, a mediação lúdica, o planejamento pedagógico contextualizado e a reflexão crítica sobre a prática. Ao mesmo tempo, cumpre importante papel social ao oferecer atendimento qualificado a crianças da comunidade acadêmica. Assim, a consolidação de brinquedotecas universitárias como centros de formação docente e de pesquisa sobre as infâncias pode contribuir significativamente para a qualificação dos cursos de licenciatura e para a construção de uma educação mais sensível, democrática e comprometida com a transformação social.