Hospitalidade virtual em plataformas de ensino: reflexões sobre os rituais de acolhimento nas relações remotas de ensino-aprendizagem

  • Guilherme Moreira de Brito Centro Universitário Senac
  • Ana Marta de Brito Borges Avelãs de Araújo
  • Claudia Martins Pantuffi Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro
Palavras-chave: Hospitalidade Virtual, Ensino Remoto, Plataformas de Ensino

Resumo

O presente artigo lança olhar sobre a hospitalidade como qualidade imaterial inserida no espaço virtual, ao observar os elementos que concretizam a experiência de acolhimento virtual na relação aluno-professor em plataformas de educação online. Nesta análise, coloca-se como problema de pesquisa: Como proporcionar a aproximação na relação entre aluno-professor a partir da construção dos tempos e espaços da hospitalidade no âmbito virtual? O objetivo central se apresenta sendo a construção de uma reflexão acerca dos rituais de acolhimento transpostos para as relações educacionais no ambiente virtual. Enquanto metodologia, trata-se de um artigo de revisão bibliográfica, e .ara tanto, foi realizado levantamento bibliográfico em bases eletrônicas a partir da combinação dos termos: hospitalidade virtual, ensino remoto, aprendizagem, plataformas de ensino. Nesse sentido, o embasamento teórico apresentado introduz o estudo na seguinte ordem de conceitos: como partida, a abordagem do exercício de acolhimento do espaço virtual, seguido da aplicação destes rituais nas interações educacionais, tendo o professor enquanto figura de anfitrião neste espaço. Por fim, constrói-se a relação entre conceito que aborda a educação no meio virtual e as cenas de hospitalidade percebidas entre os interlocutores deste contexto: aluno-professor. Como resultado, apresenta-se que os fatores de humanização aplicados no ambiente virtual têm origem no exercício dos rituais de hospitalidade e buscam a construção de um espaço que se aproxima daquilo que é percebido enquanto valor no mundo material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Moreira de Brito, Centro Universitário Senac

Bacharel em Hotelaria pelo Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro. E-mail: guilhermembrito@outlook.com.br

Ana Marta de Brito Borges Avelãs de Araújo

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora e Pesquisadora do Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro.

Claudia Martins Pantuffi , Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro

Doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora e Pesquisadora do Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro. E-mail: claudia.mpantuffi@sp.senac.br

Referências

Arruda, E. P. (2020). EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), pp. 257-275.

Belotti, S. H. A. & Faria, M. A. (2010). Relação professor/aluno. Revista eletrônica saberes da educação v.1 n.1. http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdfs/salua.pdf

Botelho, L. L.R.; Cunha, C. C. A. & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade. v. 5. n. 11. https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906

Camargo, L. O. L. (2004) Hospitalidade. São Paulo: Aleph.

Camargo, L. O. L.(2015). Interstícios da hospitalidade. Revista Hospitalidade, v.XII n. especial. https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/574

Camargo, L. O. L. (2021). As leis da hospitalidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v.15 n.2. https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2112/1443

Carnizelo, N. R. (2019). Empatia: atitude fundamental do professor do ensino superior. estudo teorico sobre empatia e práticas pedagógicas no ensino superior. Puc-sp. https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/22712/2/Nicole Rodrigues Carnizelo.pdf

Castaman, A. S., & Rodrigues, R. A. (2020). Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Research, Society and Development, 9(6).

Pereira Donato, S., Regina Mocelin, M., & Da Silva, W. (2018). SER PROFESSOR-TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). CIET:EnPED, . Recuperado de https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/535

Ellwanger, C; Antunes, R. R & Pierre, R. S. (2015). Design de interação, design experimental e design thinking: a triangulação da interação humano-computador (IHC). Revista de Ciências da Administração, v.17, n.43 pp.26-36. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p26

Freire, P.. (1967). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro. Editora civilização brasileira S.A.

Freire, P.. (2001). Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, 15(42), 259-268. https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013

Guimarães, A. L.. (2018). Metodologias ativas: empatia, humildade e protagonismo na sala de aula em tempos de docência online. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias CIET, encontro de pesquisadores em educação a distância EnPED. Educação e Tecnologias; inovação em cenários em transição. https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/download/597/471

Hodges, C.; Moore, S.; Lockee, B.; Trust, T.&Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review.

Imperiale, M. G., Phipps, A., & Fassetta, G. (2021). On online practices of hospitality in higher education. Studies in Philosophy and Education, v.40 n.6. https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s11217-021-09770-z.pdf

Lashey, C. (2015). Hospitalidade e hospitabilidade. Revista Hospitalidade, v.XII n. especial. UAM. https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/566

Lashey, C.& Morrison, A. J. (2000). In search of hospitality: theoretical perspectives and debates. Oxford: Buttherwoth-Heinemann.

Miranda, J. V. A. (2016). Ética da alteridade e o paradoxo da hospitalidade ao outro na educação. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 21, n. 2. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/4104/pdf_590

Montandon, A. (2011). O livro da hospitalidade – acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Editora Senac São Paulo.

Morgado, L. (2001). O papel do professor em contextos online: problemas e virtualidades. in: Discursos, III Série, nº especial, pp.125-138, Univ. Aberta. https://bityli.com/2N4kW0g

Oliveira, J.F.A.C; Fernandes, J.C.C. & Andrade, E.L.M. (2020). Educação no contexto da pandemia da Covid-19: adversidades e possibilidades. Itinerarius Reflectionis, 16(1), pp. 01-17.

Quintarelli, S.. (2019). Instruções para um futuro imaterial. São Paulo: Editora Elefante

Reis, M. & Salles, M.R.. (2015). Hospitalidade na EaD: o sentir-se em casa no ambiente virtual de aprendizagem e o papel do tutor. In: Anais do IX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil https://bityli.com/yvpjsRT

Schulenburg, H. R. W., Vela, J. C.; Fialho, F. A. P. & Triska, R. (2014). O ergodesign e a engenharia de usabilidade de interfaces, como facilitadores para os usuários na busca de informações. Blucher Proceedings, 11° Congresso Brasileiro de pesquisa e Desenvolvimento em Design n.4 v.1. https://bityli.com/xaiSvb2

Soares, C. M. P.. (2013). Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão. Revista Hospitalidade, v.X n. 2. https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/523

Tori, R.. (2010). A presença das tecnologias interativas na educação. Revistas eletrônicas da PUC-SP. Vol.II, n.1. https://revistas.pucsp.br/ReCET/article/viewFile/3850/2514

Tori, R.. (2018). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino de aprendizagem. Tecnologia Educacional, livro 9, portuguese version, ebook kindle version.

Veal, A. J. (2011). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph.

Tori, Romero. (2020). (@educacaosemdistancia). (2020). Ensino remoto emergencial: prós & contras. Instagram.

Publicado
2022-01-06
Como Citar
Moreira de Brito, G., de Brito Borges Avelãs de Araújo, A. M., & Martins Pantuffi , C. (2022). Hospitalidade virtual em plataformas de ensino: reflexões sobre os rituais de acolhimento nas relações remotas de ensino-aprendizagem. Ateliê Do Turismo, 6(1), 120-134. https://doi.org/10.55028/at.v6i1.12550
Seção
ARTIGOS