Hospitalidade virtual em plataformas de ensino: reflexões sobre os rituais de acolhimento nas relações remotas de ensino-aprendizagem
Resumen
O presente artigo lança olhar sobre a hospitalidade como qualidade imaterial inserida no espaço virtual, ao observar os elementos que concretizam a experiência de acolhimento virtual na relação aluno-professor em plataformas de educação online. Nesta análise, coloca-se como problema de pesquisa: Como proporcionar a aproximação na relação entre aluno-professor a partir da construção dos tempos e espaços da hospitalidade no âmbito virtual? O objetivo central se apresenta sendo a construção de uma reflexão acerca dos rituais de acolhimento transpostos para as relações educacionais no ambiente virtual. Enquanto metodologia, trata-se de um artigo de revisão bibliográfica, e .ara tanto, foi realizado levantamento bibliográfico em bases eletrônicas a partir da combinação dos termos: hospitalidade virtual, ensino remoto, aprendizagem, plataformas de ensino. Nesse sentido, o embasamento teórico apresentado introduz o estudo na seguinte ordem de conceitos: como partida, a abordagem do exercício de acolhimento do espaço virtual, seguido da aplicação destes rituais nas interações educacionais, tendo o professor enquanto figura de anfitrião neste espaço. Por fim, constrói-se a relação entre conceito que aborda a educação no meio virtual e as cenas de hospitalidade percebidas entre os interlocutores deste contexto: aluno-professor. Como resultado, apresenta-se que os fatores de humanização aplicados no ambiente virtual têm origem no exercício dos rituais de hospitalidade e buscam a construção de um espaço que se aproxima daquilo que é percebido enquanto valor no mundo material.
Descargas
Citas
Arruda, E. P. (2020). EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), pp. 257-275.
Belotti, S. H. A. & Faria, M. A. (2010). Relação professor/aluno. Revista eletrônica saberes da educação v.1 n.1. http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdfs/salua.pdf
Botelho, L. L.R.; Cunha, C. C. A. & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade. v. 5. n. 11. https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906
Camargo, L. O. L. (2004) Hospitalidade. São Paulo: Aleph.
Camargo, L. O. L.(2015). Interstícios da hospitalidade. Revista Hospitalidade, v.XII n. especial. https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/574
Camargo, L. O. L. (2021). As leis da hospitalidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v.15 n.2. https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2112/1443
Carnizelo, N. R. (2019). Empatia: atitude fundamental do professor do ensino superior. estudo teorico sobre empatia e práticas pedagógicas no ensino superior. Puc-sp. https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/22712/2/Nicole Rodrigues Carnizelo.pdf
Castaman, A. S., & Rodrigues, R. A. (2020). Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Research, Society and Development, 9(6).
Pereira Donato, S., Regina Mocelin, M., & Da Silva, W. (2018). SER PROFESSOR-TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). CIET:EnPED, . Recuperado de https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/535
Ellwanger, C; Antunes, R. R & Pierre, R. S. (2015). Design de interação, design experimental e design thinking: a triangulação da interação humano-computador (IHC). Revista de Ciências da Administração, v.17, n.43 pp.26-36. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p26
Freire, P.. (1967). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro. Editora civilização brasileira S.A.
Freire, P.. (2001). Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, 15(42), 259-268. https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013
Guimarães, A. L.. (2018). Metodologias ativas: empatia, humildade e protagonismo na sala de aula em tempos de docência online. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias CIET, encontro de pesquisadores em educação a distância EnPED. Educação e Tecnologias; inovação em cenários em transição. https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/download/597/471
Hodges, C.; Moore, S.; Lockee, B.; Trust, T.&Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review.
Imperiale, M. G., Phipps, A., & Fassetta, G. (2021). On online practices of hospitality in higher education. Studies in Philosophy and Education, v.40 n.6. https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s11217-021-09770-z.pdf
Lashey, C. (2015). Hospitalidade e hospitabilidade. Revista Hospitalidade, v.XII n. especial. UAM. https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/566
Lashey, C.& Morrison, A. J. (2000). In search of hospitality: theoretical perspectives and debates. Oxford: Buttherwoth-Heinemann.
Miranda, J. V. A. (2016). Ética da alteridade e o paradoxo da hospitalidade ao outro na educação. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 21, n. 2. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/4104/pdf_590
Montandon, A. (2011). O livro da hospitalidade – acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Editora Senac São Paulo.
Morgado, L. (2001). O papel do professor em contextos online: problemas e virtualidades. in: Discursos, III Série, nº especial, pp.125-138, Univ. Aberta. https://bityli.com/2N4kW0g
Oliveira, J.F.A.C; Fernandes, J.C.C. & Andrade, E.L.M. (2020). Educação no contexto da pandemia da Covid-19: adversidades e possibilidades. Itinerarius Reflectionis, 16(1), pp. 01-17.
Quintarelli, S.. (2019). Instruções para um futuro imaterial. São Paulo: Editora Elefante
Reis, M. & Salles, M.R.. (2015). Hospitalidade na EaD: o sentir-se em casa no ambiente virtual de aprendizagem e o papel do tutor. In: Anais do IX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil https://bityli.com/yvpjsRT
Schulenburg, H. R. W., Vela, J. C.; Fialho, F. A. P. & Triska, R. (2014). O ergodesign e a engenharia de usabilidade de interfaces, como facilitadores para os usuários na busca de informações. Blucher Proceedings, 11° Congresso Brasileiro de pesquisa e Desenvolvimento em Design n.4 v.1. https://bityli.com/xaiSvb2
Soares, C. M. P.. (2013). Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão. Revista Hospitalidade, v.X n. 2. https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/523
Tori, R.. (2010). A presença das tecnologias interativas na educação. Revistas eletrônicas da PUC-SP. Vol.II, n.1. https://revistas.pucsp.br/ReCET/article/viewFile/3850/2514
Tori, R.. (2018). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino de aprendizagem. Tecnologia Educacional, livro 9, portuguese version, ebook kindle version.
Veal, A. J. (2011). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph.
Tori, Romero. (2020). (@educacaosemdistancia). (2020). Ensino remoto emergencial: prós & contras. Instagram.
Derechos de autor 2022 Ana Marta de Brito Borges Avelãs de Araújo, Guilherme Moreira de Brito, Claudia Martins Pantuffi
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Los autores/investigadores que publican en Ateliê do Turismo aceptan los siguientes términos:
1 - Derechos de autor.
Los autores/investigadores conservan sus derechos de autor, aunque conceden a Ateliê do Turismo, los derechos de explotación no exclusivos (reproducción, distribución y publicidad). Conceden a Ateliê do Turismo el derecho de primera publicación de su trabajo/investigación, que estará simultáneamente sujeto a la licencia indicada en el punto 2. Los autores podrán establecer otros acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en Ateliê do Turismo, siempre que se reconozca su publicación inicial en esta revista.
2 - Licencia.
Esta obra tiene una licencia de Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta licencia permite compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato), dar el debido crédito al autor (s) / investigador (s) y la revista, pero no puede utilizar el material con fines comerciales. En caso de remezcla, transformación o creación a partir del artículo, el material modificado no podrá ser distribuido. El (los) autor(es)/investigador(es) tiene(n) autorización para la distribución por diversos medios a la comunidad científica y académica, y se le(s) anima(n) a distribuir en repositorios institucionales o en sus páginas personales, teniendo en cuenta que este proceso puede causar cambios productivos, como el impacto de la investigación y las citas adecuadas del trabajo publicado.