Análise da oferta e desempenho da plataforma AirBnb em Florianópolis em 2018, 2019 e os impactos iniciais da pandemia em 2020

  • Diogo Antunes de Souza Rangel
  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Resumen

Advinda das inovações tecnológicas e da difusão das ferramentas digitais, a economia compartilhada propiciou a formação de novos modelos de negócio que afetaram de maneira forte a forma em que produtores e consumidores interagem. A indústria do turismo é impactada por tal fenômeno através do avanço e popularidade das plataformas peer-to-peer, tal qual a Airbnb. Como resultado, percebe-se um aumento na oferta de inventário turístico em diversos destinos no mundo e, portanto, cria-se um alerta no setor hoteleiro quanto a potencial ameaça competitiva que representa. Este estudo objetiva analisar a oferta de propriedades na Airbnb na cidade de Florianópolis entre os anos de 2018 a 2019 bem como oferece uma análise comparativa da taxa ocupacional do setor hoteleiro e a plataforma. Através de dados extraídos da plataforma AirDNA.co o estudo revela um setor em expansão e alta performance até a descoberta da pandemia de Covid- 19, cujo impacto foi brutal para o turismo global com conseguinte desaceleração econômica. Em Florianópolis percebeu-se um aumento considerável da oferta de residências de 2018 para 2019 e uma diminuição em 2020. Além disso, a diária média obteve um aumento nos anos pesquisados o que, mesmo com uma ocupação com tendência de queda, colocou o faturamento global deste segmento de oferta de alojamento mais alto em 2019 e 2020 quando comparados com 2018. Quando comparada a ocupação do AirBnb com a da Hotelaria durante a pandemia, também se viu o alojamento alternativo se saindo melhor que o tradicional.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Diogo Antunes de Souza Rangel

Tecnólogo em Hotelaria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).
E-mail: diogo.as.rangel@gmail.com

Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutor em Administração na UFSC e Pós-Doutor em Turismo pela UFPR. Professor Efetivo da área de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). E-mail: tiago.mondo@ifsc.edu.br

Citas

Accor (2020). Informações sobre a rede Accor. Disponível em http://www.accorhotels.com. Acesso em 20 de Junho de 2020.

Airdna.CO (2020) Dados sobre o site AirDna.Co. Disponível em http://www.airdna.co Acesso em 20 de Junho de 2020.

Akbar, Y. H., & Tracogna, A (2018). The sharing economy and the future of the hotel industry:

Transaction cost theory and platform economics. International Journal of Hospitality

Management, 71, 91-101.

Albinsson, P. A., & Yasanthi Perera, B (2012). Alternative marketplaces in the 21st century: Building

community through sharing events. Journal of consumer Behaviour, 11(4), 303-315.

Alrawadieh, Z., Alrawadieh, Z., & Cetin, G (2020). Digital transformation and revenue management:

Evidence from the hotel industry. Tourism Economics, 1354816620901928.

Buhalis, D., Harwood, T., Bogicevic, V., Viglia, G., Beldona, S., & Hofacker, C (2019). Technological

disruptions in services: lessons from tourism and hospitality. Journal of Service Management.

Chathoth, P. K (2016). Historical evolution of hotel chains. The Routledge Handbook of Hotel Chain

Management, 53-66.

Chen, G., Cheng, M., Edwards, D., & Xu, L (2020). COVID-19 pandemic exposes the vulnerability of

the sharing economy.

Christensen, C. M., Raynor, M. E., & McDonald, R (2015). What is disruptive innovation. Harvard

business review, 93(12), 44-53.

CBRE (2016). Hotels Research. Disponível em: https://www.cbre.us/cbre%20hotels/our-services/cbre-

hotels-americas-research. Acesso em 20 de Junho de 2020.

Cobos, L. M., Mejia, C., Ozturk, A. B., & Wang, Y (2016). A technology adoption and implementation

process in an independent hotel chain. International Journal of Hospitality Management, 57, 93-

Dogru, T., Mody, M., & Suess, C (2019). Adding evidence to the debate: Quantifying Airbnb's disruptive impact on ten key hotel markets. Tourism Management, 72, 27-38.

Edelman, B., Luca, M., & Svirsky, D (2017). Racial discrimination in the sharing economy: Evidence

from a field experiment. American Economic Journal: Applied Economics, 9(2), 1-22.

Guttentag, D. A., & Smith, S. L (2017). Assessing Airbnb as a disruptive innovation relative to hotels:

Substitution and comparative performance expectations. International Journal of Hospitality

Management, 64, 1-10.

Hall, S., & Pennington, J (2016). How much is the sharing economy worth to GDP?. In World Economic

Forum, available at: www. weforum. org/agenda/2016/10/what-s-the-sharing-economy-doing-

togdp-numbers/(accessed September 1, 2018).

Haywood, J., Mayock, P., Freitag, J., Owoo, K. A., & Fiorilla, B (2017). Airbnb & hotel

performance. STR publication.

HotelInvest (2020). Estudo de recuperação da hotelaria. Disponível em:

https://conteudo.hotelinvest.com.br/recuperacaohoteleira. Acesso em 20 de Junho de 2020.

Lalicic, L., & Weismayer, C (2017). The role of authenticity in Airbnb experiences. In Information and

communication technologies in tourism 2017 (pp. 781-794). Springer, Cham.

Lane, J., & Woodworth, R. M (2016). The sharing economy checks in: An analysis of Airbnb in the

United States. CBRE Hotel’s Americas Research.

Liang, L. J., Choi, H. C., & Joppe, M (2018). Understanding repurchase intention of Airbnb consumers:

perceived authenticity, electronic word-of-mouth, and price sensitivity. Journal of Travel &

Tourism Marketing, 35(1), 73-89.

Muzellec, L., Ronteau, S., & Lambkin, M (2015). Two-sided Internet platforms: A business model

lifecycle perspective. Industrial Marketing Management, 45, 139-150.

Oasis (2020). Informações sobre o Oasis Collection. Disponível em: http://www.oasiscollection.com.

Acesso em 20 de Junho de 2020.

Pan, C. M (2007). Market demand variations, room capacity, and optimal hotel room rates. International

Journal of Hospitality Management, 26(3), 748-753.

Raguseo, E., Neirotti, P., & Paolucci, E (2017). How small hotels can drive value their way in

infomediation. The case of ‘Italian hotels vs. OTAs and TripAdvisor’. Information &

Management, 54(6), 745-756.

Rifkin, J (2014). The zero marginal cost society: The internet of things, the collaborative commons, and

the eclipse of capitalism. St. Martin's Press.

Sheldon, P (1997). Tourism Information Technology (Wallingford: CAB International). AVIATION

AND TOURISM, 360.

Sheresheva, M. Y (2020). Coronavirus and tourism. Population and Economics, 4, 72.

Sigala, M., Christou, E., & Gretzel, U (Eds.) (2012). Social media in travel, tourism and hospitality:

Theory, practice and cases. Ashgate Publishing, Ltd.

SINTRATUH (2020). Dados de ocupação hoteleira em Florianópolis. Disponível em

http://www.sintratuh.org.br Acesso em 20 de Junho de 2020.

Sparrow, B., Liu, J., & Wegner, D. M (2011). Google effects on memory: Cognitive consequences of

having information at our fingertips. science, 333(6043), 776-778.

Sundararajan, A (2017). The sharing economy: The end of employment and the rise of crowd-based

capitalism. Mit Press.

Wang, D., Park, S., & Fesenmaier, D. R (2012). The role of smartphones in mediating the touristic

experience. Journal of Travel Research, 51(4), 371-387.

WTTC (WTTC) (2020) World Travel & Tourism Council. Disponível em: https://www.wttc.org/about/media-centre/press-releases/press-releases/2020.

Xiang, Z., Choe, Y., & Fesenmaier, D. R (2014). Searching the travel network. The Routledge

Handbook of Tourism Marketing, 281-298.

Xiang, Z., Wöber, K., & Fesenmaier, D. R (2008). Representation of the online tourism domain in

search engines. Journal of Travel Research, 47(2), 137-150.

Zach, F. J., Nicolau, J. L., & Sharma, A (2020). Disruptive innovation, innovation adoption and

incumbent market value: The case of Airbnb. Annals of Tourism Research, 80, 102818.

Zenker, S., & Kock, F (2020). The coronavirus pandemic–A critical discussion of a tourism research

Publicado
2021-04-16
Cómo citar
Rangel, D. A. de S., & Mondo, T. S. (2021). Análise da oferta e desempenho da plataforma AirBnb em Florianópolis em 2018, 2019 e os impactos iniciais da pandemia em 2020. ATELIÊ DO TURISMO, 5(1), 205-232. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/12438