O modelo canvas como ferramenta estratégica em empresas de turismo – o caso da empresa caribessa em João Pessoa/PB

Palavras-chave: Gestão Estratégica., Micro e Pequenas empresas., Turismo., Business Model Canvas

Resumo

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) têm ocupado uma posição relevante na economia. Para tanto, este estudo objetiva analisar a gestão estratégica de uma MPE em João Pessoa-PB, no segmento do turismo, a partir da utilização do modelo Canvas. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho exploratório a partir de um estudo de caso. Para a coleta de dados, foi realizado um levantamento bibliográfico e realizada uma pesquisa de campo utilizando as técnicas da entrevista semiestruturada e da observação direta. No tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, onde foi possível analisar a entrevista e categorizá-la a partir do modelo de negócios Canvas. Assim, concluiu-se que o BMC pode auxiliar a gestão estratégica das MPE uma vez que permite ao pequeno empreendedor, sem grandes investimentos financeiros e recursos tecnológicos, a elaboração, execução e monitoramento de estratégias e resultados esperados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danylo Queiroz Aguiar, Universidade Federal da Paraíba

Consultor em Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Territorial. MBA em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba.

Niedja da Silva Feitosa, Universidade Federal da Paraíba

Especialista (MBA) em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Bacharela em Administração pela UFPB.

Rafaella Soares Espínola , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharela em Turismo pela UFPB e Relações Internacionais pela UEPB.

Jefferson Oliveira da Silva-Lacerda, Universidade Federal da Paraíba/Docente do Departamento de Turismo e Hotelaria

Professor e Pesquisador no Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Doutor em Administração - CEPEAD/UFMG. Mestre em Administração – PPGA/UFPB. Bacharel em Hotelaria e Licenciado em Letras (Habilitação em Língua Vernácula) pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225.

Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2017). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Editora vozes limitada

Cezarino, L. O., & Campomar, M. C. (2006). Micro e Pequenas Empresas: características estruturais e gerenciais. Revista Hispeci & Lema, v. 9, p. 10-12.

Costa, E. A. (2007). Gestão Estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. São Paulo: Saraiva, CPT. Comissão pastoral da terra. Conflitos no Campo –Brasil.

Crotty, Y., Kinney, T., & Farren, M. (2017). Using The Business Model Canvas (BMC) Strategy Tool to Support the Play4guidance Online Entrepreneurial Game. International Journal for Transformative Research, v. 4(, n. 1), p. 34-41.

Evans, V. (2013). Ferramentas Estratégicas: Guia essencial para construir estratégias relevantes. Elsevier Brasil

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 e. Ed. Editora Atlas AS.

Joyce, A., & Paquin, R. L. (2016). The Triple Layered Business Model Canvas: A tool to design more sustainable business models. Journal of Cleaner Production, v. 135, p. 1474-1486..

Lima, E. O., Filion, L. J., Dalfovo, O., & Urbanavicius-Junior, V. (2013). Gestão Estratégica e Compartilhamento da Visão em Micro e Pequenas Empresas. Revista Ibero Americana de Estratégia, 12(2), 12-41.

Maříková, M., Rolínek, L., & Rehoř, P. (2018). Selected aspects of strategic management in small enterprises in services.

Motta, K. S., Luna, M. M. M., Santos, J. P., & Romero, F. (2016). Excelência em Gestão como Agente Promotor da Competitividade nas MPE’s. Holos, 4, 269-283.

Neiman, Z.; Costa, N. M. C. (2008). Pelas trilhas do ecoturismo. Rima

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons.

Pontes, A. S. M. (2012). Análise do Tema Gestão Estratégica nas Pequenas Empresas Prestadoras de Serviços: Uma revisão bibliográfica. Navus-revista de gestão e tecnologia, 2(2), 26-32.

Rosa, C. A. (2016). Guia do Bootcamp: Prototipagem e Mínimo Produto Variável. Belo Horizonte: Sebrae Minas, 50p.

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso.

Schmal, R. F., & Olave, T. Y. (2014). Optimización del Proceso de Atención al Cliente en Un Restaurante durante Periodos de Alta Demanda. Información Tecnológica, 25(4), 27-34.

Micro, S. B. D. A. À. (2018). Perfil das microempresas e empresas de pequeno porte. Brasília: Sebrae.

Souza, W., & Qualharini, E. (2007). O Planejamento Estratégico nas Micro e Pequenas Empresas. In: III Workshop Gestão Integrada: riscos e desafios. Senac

Tavares, M. C. (2010). Gestão Estratégica, 3ª Edição. São Paulo: Atlas SA.

Tokarski, A., Tokarski, W., & Wójcik, J. (2017). The Possibility of Using the Business Model Canvas in The Establishment of An Operator's Business Plan. Torun Business Review, 16(4), 17-31.

Publicado
2022-07-05
Como Citar
Aguiar, D. Q., Feitosa, N. da S., Espínola , R. S., & Silva-Lacerda, J. O. da. (2022). O modelo canvas como ferramenta estratégica em empresas de turismo – o caso da empresa caribessa em João Pessoa/PB. Ateliê Do Turismo, 6(2), 63-84. https://doi.org/10.55028/at.v6i2.16021
Seção
ARTIGOS