A INFLUÊNCIA DOS ESTUDOS CULTURAIS PARA A CONSTRUÇÃO DOS diferentes olhares e saberes sobre os povos indígenas

  • Antonio Hilario Aguilera Urquiza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Valéria Aparecida Mendonça de Oliveira Calderoni UCDB

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a constituição, a trajetória, o pensamento e a influência dos Estudos Culturais para compreensão das emergentes formações culturais e sociais, tais como de classe, gênero, raça, etnia, entre outras constituições contemporâneas.

Ao referirmos as ideias de um campo de saber pretendemos focalizar diretamente essa conexão dos Estudos Culturais para o entendimento de nossa relações e representações sobre a identidade dos povos indígenas. A inserção desse campo de saber permite-nos definir contornos, pressupostos e deslocamentos epistêmicos a respeito desses povos. Consideramos relevante discutir o(s) paradigma(s) a partir do(s) qual(is) esse campo se desenvolve; bem como sua contribuição para a construção dos diferentes olhares e saberes sobre os povos indígenas.

Biografia do Autor

Antonio Hilario Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Lorena (1984); graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia de Sao Paulo (1990); graduação em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994); especialização em Antropologia (teoria e métodos - 1999) e mestrado em Educação (Educação Indígena) pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999); master em educação (tecnologias de la educación - 2001) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Salamanca-Espanha (2006). Tem experiência na área de Etnologia, assim como nas áreas de Educação Indígena e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria antropológica, antropologia urbana, contextos interculturais, educação e diversidade cultural, Direitos Humanos e povos indígenas, Comunidades Quilombolas, Indígenas no Ensino Superior. Coordena desde 2012 o Programa Rede de Saberes. Representa a ABA na Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI). Professor Adjunto da UFMS, e da Pós-graduação em ANTROPOLOGIA SOCIAL (UFMS), assim como da Pós-graduação em Direitos Humanos (FADIR/UFMS). Professor colaborador dos Programas de Pós-graduação em Antropologia (PPGAnt) da UFGD e da Pós-graduação em Educação da UCDB. Realizou perícias para a justiça (estadual e federal), trabalhos técnicos para UNICEF e também atuou em estudos de licenciamento ambiental. Atualmente cursa Pós-doutorado no Programa de Estudios Posdoctorales - UNTREF (Argentina) - Projeto: Diálogo de conhecimentos e educação superior no Brasil. Espaço estratégico de construção da autodeterminação dos povos indígenas. (Diretor: Dr. Daniel Mato). Pesquisador do CNPq.

Valéria Aparecida Mendonça de Oliveira Calderoni, UCDB
Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco- UCDB (2012- 2016), Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2010). É graduada em: Educação Artística e Pedagogia- habilitação em administração e supervisão escolar. Membro do Projeto Observatório da Educação/Edital 049/2012- Projeto: Formação de professores indígenas Kaiowá e Guarani em MS: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar; membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro NEAB/ Universidade Federal da Grande Dourados; pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores ? GEPRAFE/UFGD, também membro do grupo de pesquisa Interculturalidade e Educação (UCDB). Supervisora Escolar, hoje atuando como diretora de uma escola da rede estadual de educação do Mato Grosso do Sul/ SED/MS. Tem experiência na área de educação. Atua em pesquisas com ênfase em educação superior e formação de professores, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação escolar indígena, gestão escolar, currículo e diversidade e diferença cultural.

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Publicado
2015-06-01
Seção
Artigos