O MOVIMENTO IDENTITÁRIO DO POVO KINIKINAU: terra e resistência

  • Claudete Cameschi de Souza UFMS

Resumo

Dentre as grandes problemáticas que assombram o mundo contemporâneo, a questão ambiental tem sido um tema recorrente no cenário mundial, sobretudo, considerando o impacto causado pelas transformações sociais e econômicas sobre os valores culturais e as instituições da sociedade. Grandes problemas ambientais como o desmatamento, as queimadas, a degradação do meio ambiente ainda persistem já que a solução para essas questões exige uma transformação não só nos meios de produção e consumo, mas de nossa própria organização social. Tais questões geram, na sociedade, a produção de conhecimentos sobre a educação ambiental, criando uma expectativa necessária em torno de práticas sociais que se colocam em oposição à degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema.

Biografia do Autor

Claudete Cameschi de Souza, UFMS
Graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul . Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou, até o final de 2014, na graduação em Licenciatura Intercultural Indígena Povos do Pantanal, no Câmpus de Aquidauana. Atua no curso de Letras da UFMS - campus de Três Lagoas, na Pós-Graduação strictu sensu (Mestrado e doutorado) em Letras UFMS, e, Pós-graduação strictu sensu (Mestrado profissional) PROFLETRAS/UFMS, Câmpus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Linguistica Aplicada, Análise do Discurso, Educação Escolar Indigena, Estudos Culturais e História da Literatura Infantil e Ou Juvenil Brasileira. Coordenou, até o inicio de 2014, a Base de Pesquisa da Diversidade Étnica e Cultural -BEPC - e o Laboratório de Estudos interculturais Indígenas Povos do Pantanal-UFMS/CPAQ, trabalhou com Licenciatura Intercultural Indígena. Trabalha com ensino da língua materna, cultura e identidade (Análise do Discurso e Estudos Culturais), Linguística, leitura, educação, literatura e alfabetização. Participa dos Grupos de Pesquisa (CNPq): História do Ensino, Cultura e Constituição da identidade na Região de Aquidauana/UFMS; O Processo Identitário do Indígena de Mato Grosso do Sul: Análise Documental e Midiática da Luta pela Terra/UFMS; Formação de Professores de Línguas para Contextos Multiculturais e de Fronteiras/UEMS; Povos do Pantanal: aspectos linguísticos, discursivos, fronteiriços, culturais e identitários; Formação Interdisciplinar de Professores; Grupo Sul-Mato-Grossense de Estudos da Linguagem, discursos e identidades de crianças/adolescentes e adultos em situação de exclusão. Rede Latinoamericana (REDLAD) -UFMS

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Publicado
2017-04-15