AS CARREIRAS JURÍDICAS SOB UMA ANÁLISE DE GÊNERO: frente à diversidade social da contemporaneidade

  • Cristina Grobério Pazó UFSC
  • Thaís Machado de Andrade FDV

Resumo

Com a proclamação da República em 1889 e a promulgação da Constituição de 1891, surge como uma das necessidades sociais da época a formação educacional superior, seja para formação de uma elite, como desejavam os latifundiários, seja como o sonho de conceder aos filhos uma vida mais promissora, como pensavam os colonos e os estrangeiros. O autor Luiz Antônio Cunha, acerca dessa procura pela educação superior no período inicial da República, explica que.

Biografia do Autor

Cristina Grobério Pazó, UFSC

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2006). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação, locação, posse, propriedade, responsabilidade civil e direito de família. Desenvolve também estudos científicos interdisciplinares na interseção entre direito, gênero e sexualidade.

Thaís Machado de Andrade, FDV

Doutoranda (2015) e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória- FDV (2008). Especialista em Direito do Trabalho, Processual do Trabalho, Previdenciário e Ambiental, pela Faculdade Cândido Mendes (2004). Graduada em Direito pela Universidade Vila Velha-ES (2002). Professora de História de Direito, Teoria Geral do Estado e da Constituição, Direito Administrativo e de Direito Ambiental, assim como, integrante da Coordenação do Curso de Direito da Universidade Vila Velha-ES. ÁREA DE PESQUISA: Gênero, Raça, Classe e Direitos Fundamentais.

Referências

BELTRÃO, K.I. ALVES, JED. A Reversão do Hiato de Gênero na Educação Brasileira no Século XX. Encontro Nacional de Estudos Populacionais, XIV. Caxambú-MG: ABEP, 2004.

BONELLI, Maria da Gloria; BARBALHO, Rennê Martins. O profissionalismo e a construção do gênero na advocacia paulista. Sociedade e Cultura, v.11, n.2, jul/dez. 2008. p. 275 a 284.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

Censo 2010 mostra as características da população brasileira. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2012/07/censo-2010-mostra-as-diferencas-entre-caracteristicas-gerais-da-populacao-brasileira. Acesso em: 01 dez. 2015.

COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: Moderna, 2011.

CUNHA, Luiz Antônio. Ensino Superior e Universidade no Brasil. In 500 Anos de Educação no Brasil. Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes de Faria Filho e Cynthia Greiven (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

DIAS, Maria Berenice. Gênero, o público e o privado. Estudos Feministas, Florianópolis, 16(2): 440, maio-agosto/2008.

DIEESE, Estudos e pesquisa. A mulher negra no de trabalho metropolitano. Ano 2, 14 de novembro de 2005.

FERREIRA, Maria Luísa Ribeiro. As Mulheres na Filosofia. Lisboa: Colibri, 2009.

IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Retrato das Desigualdades. Gênero e Raça. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/retrato/pdf/primeiraedicao.pdf. Acesso em: 01 dez 2015.

PERROT, Michelle; BRESCIANI, Maria Stella Martins. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1992.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico. Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2007.

VENTURA, Miriam. A Transexualidade no Tribunal: saúde e cidadania. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010.

VERUCCI, Florisa. O direito da mulher em mutação: os desafios da igualdade. Belo Horizonte, MG: Del Rey, 1999.

WOLKMER, Antônio Carlos. História do Direito no Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

Publicado
2017-05-05