O LÓCUS DA MODA: uma estética poética e periférica
Resumo
A moda já foi vista como apenas mais um entre os tantos produtos que fomentam a cultura capitalista, no entanto, já faz algum tempo, mais precisamente no final do século XX, como argumenta João Braga, professor de História da Moda da FAAP(São Paulo) que a moda vem sendo pensada como um ramo das artes visuais e, como isso, ocupando espaços nas galerias de arte, ao lado de artistas renomados. “Conforme a moda foi conquistando credibilidade e status, ela se tornou mais próxima das artes visuais e passou a tomar o espaço museológico”[1]. Braga lembra, por exemplo, que em 2011 uma exposição com as criações do estilista inglês, Alexander McQueen, foi uma das exposições de moda (Savage Beauty/ Beleza Selvagem) com maior público na história do Museu Metropolitano de Arte de Nova York, a ponto de o museu precisar alterar o horário de visitas na última semana da exposição, para que todos pudessem ver a obra de McQueen.
[1] BRAGA. Disponível em: http://istoe.com.br/439223_A+MODA+COMO+ARTE/
Referências
BRAGA, João. A moda como arte. Disponível em: http://istoe.com.br/439223_A+MODA+COMO+ARTE. Acesso em 12 de agosto de 2016.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei Rouanet. Lei n. º 8.313 de 23 de dezembro de 1991. Dispõe sobre o Programa Nacional de apoio à Cultura e a captação de recursos para esse setor. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24dez. 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8313cons.htm. Acesso em: 25 de agosto de 2016.
CORREIODAFRONTEIRA. Índios da etnia Terena com vestimentas. In: Em carta ao Governo, índios Terena ameaçam retomar “fazenda por fazenda” Disponível em http://www.correiodafronteira.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=28248. Acesso em 10 de janeiro de 2016.
FRAGA, Ronaldo. Caderno de roupas, memórias e croquis. Belo Horizonte: Cobogó, 2015.
_________Coleção A Cobra Ri, 2006/2007. Disponível em: http://ronaldofraga.com/blog. Acesso em 20 de agosto de 2016.
_________Coleção Rio São Francisco, 2008/2009. Disponível em: http://ronaldofraga.com/blog. Acesso em 20 de agosto de 2016.
_________Desfiles incentivados pela lei Rouanet: entenda a polêmica e as contrapartidas das marcas. Disponível em: http://ffw.com.br/noticias/moda/desfiles-financiados-pela-lei-rouanet-entenda-a-polemica-e-conheca-as-contrapartidas-das-marcas. Acesso em 23 de agosto de 2016
G1. GLOBO. Imagem terena transculturando roupas ocidentais. Terenas de outras regiões reforçarão ocupação, diz irmão de índio morto. Disponível em http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/06/terenas-de-outras-regioes-reforcarao-ocupacao-diz-irmao-de-indio-morto.html. Acesso em 10 de janeiro de 2016.
HERCHCOVITCH, Alexandre. Desfiles incentivados pela lei Rouanet: entenda a polêmica e as contrapartidas das marcas. Disponível em: http://ffw.com.br/noticias/moda/desfiles-financiados-pela-lei-rouanet-entenda-a-polemica-e-conheca-as-contrapartidas-das-marcas. Acesso em 23 de agosto de 2016
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia de bolso, 2014.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
______. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Tradução de Ângela Lopes Norte. In: Cadernos de Letras da UFF, Dossiê: Literatura, língua e identidade. Disponível em http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/34/traducao.pdf. Acesso em 10 de abril de 2015. p. 287-324
MONNEYRON, Fréderic. A moda e seus desafios:50 questões fundamentais. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
PASCOLATO, Constanza. In:Caderno de roupas, memórias e croquis. Belo Horizonte: Cobogó, 2015.
SVENDSEN, Lars. Moda, uma filosofia. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2010.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.