O LÓCUS DA MODA: uma estética poética e periférica

  • Angela Guida UFMS
  • Bruna Costa Nogueira UFMS

Resumo

A moda já foi vista como apenas mais um entre os tantos produtos que fomentam a cultura capitalista, no entanto, já faz algum tempo, mais precisamente no final do século XX, como argumenta João Braga, professor de História da Moda da FAAP(São Paulo) que a moda vem sendo pensada como um ramo das artes visuais e, como isso, ocupando espaços nas galerias de arte, ao lado de artistas renomados. “Conforme a moda foi conquistando credibilidade e status, ela se tornou mais próxima das artes visuais e passou a tomar o espaço museológico”[1]. Braga lembra, por exemplo, que em 2011 uma exposição com as criações do estilista inglês, Alexander McQueen, foi uma das exposições de moda (Savage Beauty/ Beleza Selvagem) com maior público na história do Museu Metropolitano de Arte de Nova York, a ponto de o museu precisar alterar o horário de visitas na última semana da exposição, para que todos pudessem ver a obra de McQueen.


[1] BRAGA. Disponível em: http://istoe.com.br/439223_A+MODA+COMO+ARTE/

Biografia do Autor

Angela Guida, UFMS

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul CCHS/EaD. Mestrado em Letras/ Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF], Doutora em Ciência da Literatura/Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ]. Pós-Doutorado em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais [UFMG]. Atua como docente no programa de Pós-Graduação/Mestrado em Estudos de Linguagens. Interesse especial em pesquisas que privilegiam o diálogo entre os vários campos do conhecimento.

Bruna Costa Nogueira, UFMS

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Atualmente cursa mestrado em Estudos de Linguagens no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Áreas de interesse: moda, fotografia, paisagens visuais etc....Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, vestimenta, arte-tecnologia e moda.

Referências

BRAGA, João. A moda como arte. Disponível em: http://istoe.com.br/439223_A+MODA+COMO+ARTE. Acesso em 12 de agosto de 2016.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei Rouanet. Lei n. º 8.313 de 23 de dezembro de 1991. Dispõe sobre o Programa Nacional de apoio à Cultura e a captação de recursos para esse setor. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24dez. 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8313cons.htm. Acesso em: 25 de agosto de 2016.

CORREIODAFRONTEIRA. Índios da etnia Terena com vestimentas. In: Em carta ao Governo, índios Terena ameaçam retomar “fazenda por fazenda” Disponível em http://www.correiodafronteira.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=28248. Acesso em 10 de janeiro de 2016.

FRAGA, Ronaldo. Caderno de roupas, memórias e croquis. Belo Horizonte: Cobogó, 2015.

_________Coleção A Cobra Ri, 2006/2007. Disponível em: http://ronaldofraga.com/blog. Acesso em 20 de agosto de 2016.

_________Coleção Rio São Francisco, 2008/2009. Disponível em: http://ronaldofraga.com/blog. Acesso em 20 de agosto de 2016.

_________Desfiles incentivados pela lei Rouanet: entenda a polêmica e as contrapartidas das marcas. Disponível em: http://ffw.com.br/noticias/moda/desfiles-financiados-pela-lei-rouanet-entenda-a-polemica-e-conheca-as-contrapartidas-das-marcas. Acesso em 23 de agosto de 2016

G1. GLOBO. Imagem terena transculturando roupas ocidentais. Terenas de outras regiões reforçarão ocupação, diz irmão de índio morto. Disponível em http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/06/terenas-de-outras-regioes-reforcarao-ocupacao-diz-irmao-de-indio-morto.html. Acesso em 10 de janeiro de 2016.

HERCHCOVITCH, Alexandre. Desfiles incentivados pela lei Rouanet: entenda a polêmica e as contrapartidas das marcas. Disponível em: http://ffw.com.br/noticias/moda/desfiles-financiados-pela-lei-rouanet-entenda-a-polemica-e-conheca-as-contrapartidas-das-marcas. Acesso em 23 de agosto de 2016

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia de bolso, 2014.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

______. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Tradução de Ângela Lopes Norte. In: Cadernos de Letras da UFF, Dossiê: Literatura, língua e identidade. Disponível em http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/34/traducao.pdf. Acesso em 10 de abril de 2015. p. 287-324

MONNEYRON, Fréderic. A moda e seus desafios:50 questões fundamentais. São Paulo: Editora SENAC, 2007.

PASCOLATO, Constanza. In:Caderno de roupas, memórias e croquis. Belo Horizonte: Cobogó, 2015.

SVENDSEN, Lars. Moda, uma filosofia. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2010.

Publicado
2017-08-08