ENTRE O CORTE DA ESPADA E O PERFUME DA ROSA: uma estética da existência no rap dos Racionais Mc’s

  • Cintia Sanmartin Fernandes UERJ
  • Micael Herschmann UFRJ
  • Gabriel Gutierrez UERJ

Resumo

Além de manifestação cultural urbana típica das metrópoles contemporâneas, o Hip Hop é também uma forma estética rica no que se refere à discussão sobre as aproximações entre arte e vida. Tal relação pode ser notada na forma como os elementos que compõem o movimento - a música (rap), as artes visuais (grafite) e a dança (break) – expressam determinados estilos de vida associados à cultura de rua. No caso do rap – seu elemento mais conhecido – tal correspondência é ainda mais visível. O dialeto falado na vida cotidiana das periferias das grandes cidades é a matéria prima do artesanato poético dos rappers (Mc’s), que “cantam” o que vivem através de uma oralidade cronística, cheia de curvas e códigos cifrados. No Hip Hop, formas de viver e forma de fazer arte estão frequentemente ligadas. 

Biografia do Autor

Cintia Sanmartin Fernandes, UERJ

Pós-Doutora pela Escola de Comunicação da UFRJ e pelo Programa de Comunicação e Semiótica na PUC/SP (2007-2010), Doutora e Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Ao longo do doutorado realizou Estágio no Centre D'Etude sur L'Actuel et Le Quotidien (CEAQ) - Université René Descartes - Paris V - Sorbonne (2003). Professora adjunta da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UERJ) . Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ); vice-coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC) e pesquisadora associada junto ao Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM-UFRJ) desenvolvendo o projeto sobre Culturas Urbanas e Comunicação no Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia Política e Comunicação, com ênfase em Teoria Social Contemporânea e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, sociabilidade, cidade, cotidiano, comunicação, arte e cidadania.

Micael Herschmann, UFRJ

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (em 1989), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (em 1993), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (em 1998). Realizou ainda três estágios pós-doutorais: um em Comunicação na Universidade Complutense de Madri (em 2006), outro em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (em 2014) e outro em Ciências Sociais pela CLACSO (em 2015). Atualmente é pesquisador 1D do CNPq; Professor Associado IV da linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (avaliado com conceito 6 pela CAPES); coordenador do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação vinculado ao PPGCOM da UFRJ (líder deste grupo de pesquisa, fundado em 1992); coordenador do GT de Estudos de Som e Música da COMPÓS; Coordenador do Programa de Pós-Graduação da ECO/UFRJ; e vem desenvolvendo a investigação intitulada "Cidades Musicais do Estado do Rio de Janeiro" (com apoio do CNPq). Vem trabalhando nos últimos anos com os seguintes tópicos: comunicação, cultura urbana, cidades criativas, estudos som e música, juventude, espacialidade e políticas públicas. É autor de vários ensaios, coletâneas e livros (elaborados individualmente e em parceria), dentre os mais recentes destacam-se as seguintes publicações: Música nas ruas do Rio de Janeiro (Ed. INTERCOM, 2014); Entretenimento, Felicidade e Memória (Anadarco Ed., 2012); Comunicações e Territorialidades - Rio de Janeiro em cena (Anadarco Ed., 2012); Nas bordas e fora do mainstream musical (Ed. Estação das Letras e das Cores, 2011); Indústria da Música em Transição (Ed. Estação das Letras e das Cores, 2010); Comunicação e História - interfaces e novas abordagens (Ed. Mauad X, 2008); Lapa, cidade da música (Ed. Mauad X, 2007); Novos Rumos da Cultura da Mídia (Ed. Mauad X, 2007); Comunicação, Cultura e Consumo (Ed. E-Papers, 2005), Mídia, Memória & Celebridades (Ed. E-Papers, 2003), O funk e o hip-hop invadem a cena (Ed. UFRJ, 2000) e Linguagens da Violência (Ed. Rocco, 2000).

Gabriel Gutierrez, UERJ
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor e pesquisador das Faculdades Integradas Helio Alonso no RJ.

Referências

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Publicado
2017-08-08