GLAMAZON, SISSY THAT WALK: performances de Drag Queen dicionarizadas

  • Fabiana Poças Biondo UFMS
  • Bruno Cuter Albanese UNICAMP

Resumo

“Glamazon” é o nome de uma das músicas da cantora, apresentadora e atriz RuPaul, uma das drag queens mais famosas e bem sucedidas dos Estados Unidos. Segundo a própria entertainer, a música é uma homenagem a todas as drag queens que fazem e fizeram parte do seu atual projeto mais bem sucedido, o reality show RuPaul’s Drag Race

Biografia do Autor

Fabiana Poças Biondo, UFMS

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciada em Letras também pela UEM. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande-MS.Coordena o grupo de pesquisas CNPq Práticas de letramento multi/hipermidiáticas (UFMS). Coordena o PIBID Letras-EAD da UFMS, na área de Linguagens. Principais temas de interesse e atuação: letramentos; tecnologias e ensino de língua; linguagens e identidade; formação de professores; análise linguística.

Bruno Cuter Albanese, UNICAMP

Atualmente sou doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Letras (Licenciatura em Português) e Mestre em Linguística Aplicada pela mesma Universidade. Atuo como professor de leitura e produção de textos para o Fundamental II. Tenho experiência na área de Linguística Aplicada, pesquisando e publicando trabalhos principalmente sobre seguintes temas: ensino e leitura de Literatura; novos e multiletramentos no ensino de Língua Materna; cinema e identidade; ensino de Português para surdos; tradução e adaptação; ensino de leitura e escrita para crianças com diagnósticos de déficit de atenção e dislexia.

Referências

AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. Oxford: Oxford Univ. Press, 1962.

BAUMANN, R.; BRIGGS, C. Poética e Performance como perspectivas críticas sobre a linguagem e a vida social. Ilha Revista de Antropologia, v. 8, n. 1, 2, p. 185-229, 2006.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CHIDIAC, M. T. V.e OLTRAMARI, L. C. Ser e estar drag queen: um estudo sobre a configuração da identidade queer. Estudos de Psicologia, 9(3), 471-478, 2004.

KNOBEL, M. e LANKSHEAR, C. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre a sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004.

MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como lingüista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2006.

MOITA LOPES, L. P. Introdução. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 15-37.

SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. (Orgs.) Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1998.

WOOLARD, K. A. Language Ideology as a Field of Inquiery. Language Ideology: Practiceand Theory, 1998.

Publicado
2017-08-08