POLÍTICAS DA CRÍTICA biográfica

  • Edgar Cézar Nolasco UFMS

Resumo

A maior quebra de paradigma da crítica biográfica nessa virada de século 35
foi a inserção da figura do intelectual no ensaio crítico, a presença mesma de
sua persona, a ponto de poder-se propor a réplica existto, logo penso ao cogito cartesiano. Discussões de natureza vária saíram das ciências humanas que contribuiram para a guinada que será privilegiada pela crítica do bios, a exem- plo do que disse Jacques Derrida em Polítticas da amizade (1994), O monolinguismo do outtro: ou a prótese de origem (1996) e Da ftospittalidade (2003); Michel Foucault, em O uso dos prazeres (1984), O cuidado de si (1984) e Dittos e escrittos (2006); e Gilles Deleuze, com Conversações (1992). Já no Brasil as leituras pioneiras sobre a crítica biográfica são de autoria de Eneida Maria de Souza, principalmente com os livros O século de Borges (1999), Pedro Nava: o risco da memória (2004), Tempo de pós-críttica (2007) e o ensaio “Notas sobre a crítica biográfica”, do livro Críttica cultt (2002). No rol de autores por mim elencados, merece destaque a trilogia do espanhol Francisco Ortega: Amizade e esttéttica da existtência em Foucaultt (1999), Para uma políttica da amizade: Arendt, Derrida, Foucault (2000) e Genealogias da amizade (2002).

Biografia do Autor

Edgar Cézar Nolasco, UFMS

É Coordenador do NECC - Núcleo de Estudos Culturais Comparados, Editor-Presidente dos CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Atualmente está desenvolvendo estágio de Pós-Doutorado no PACC na UFRJ. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Literatura Comparada também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação nível Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Membro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL. É membro do conselho editorial das Revistas - Papéis (UFMS) e RAÍDO - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFGD). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Cultural, Estudos Culturais, Literatura Comparada, Crítica Local, Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Crítica Cultural, Estudos Culturais, Paisagens Culturais, Literatura Comparada, Crítica Local, Clarice Lispector, Literatura Brasileira, Teoria Literária.

Referências

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Publicado
2017-08-26