CRÍTICA BIOGRÁFICA, ainda

  • Eneida Maria de Souza UFMG

Resumo

A estreita e bem humorada relação entre obra e vida, teoria e ficção se deve ao depoimento de Richard Rorty, filósofo pragmático americano, falecido em 2007. Confessou, em texto publicado na Folfta de S. Paulo, que sofria do mesmo mal de Jacques Derrida, o câncer no pâncreas. Segundo Rorty, a coin- cidência era tributária da excessiva leitura que ambos faziam de Hegel, o vício intelectual visto como a causa do mal. A doença é diagnosticada, no entender
do filósofo, pela escolha profissional do paciente e pela leitura de determinado 51
autor, não havendo, portanto, separação entre vida e trabalho. A justificativa se
apóia na inversão da causa física da doença pela profissional, pela criação do mal pelo próprio indivíduo, graças à sua formação e desejo intelectual. Rorty, filósofo pragmático e um dos seguidores da difícil obra de Hegel, morre, como Derrida, daquilo que viveu, de sua paixão pelo conhecimento e por uma particular forma de saber.

Biografia do Autor

Eneida Maria de Souza, UFMG

Professora titular em Teoria da Literatura da UFMG; professora Emérita da UFMG; graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1966), mestre em Letras (Literatura Brasileira) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutora em Literatura Comparada - Semiologia - Université de Paris VII (1982). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: critica cultural, dependência cultural, Mário de Andrade, biografia literária e critica brasileira. Orientou 7 bolsistas de pós-doutorado, 3 bolsistas recém-doutores com bolsa PRODOC, 22 teses de doutorado,7 dissertações de mestrado, 3 bolsistas de Apoio Técnico, 4 monografias de final de curso, 17 bolsistas de Iniciação Científica.Tem 8 livros publicados, 18 livros sob sua organização, vários artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, além de mais de vinte capítulos de livros. Últimos títulos publicados: Critica cult (2002-2007); Pedro Nava- o risco da memória (2004); Tempo de pós-critica (2007/2011), O século de Borges, (2a edição, 2009), Correspondência - Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa, Organização, introdução e notas (2010)- Prêmio Jabuti 2011; Janelas indiscretas - Ensaios de crítica biográfica (2011), Tempo de pós-crítica, 2a. edição (2012); Modernidade toda prosa, em coautoria com Marília Rothier Cardoso (2014). Participa do Projeto do Acervo de Escritores Mineiros da FALE/UFMG, com a pesquisa "Retratos da cultura popular: diário. ficção, iconografia" (2016/2021). Atuou e atua como membro do comitê editorial de várias revistas nacionais, revista Margens/Márgenes. Assessora ad hoc da CAPES, FAPERJ, FAPESP, FAPESB, CNPq, UERJ. Exerce atividades interinstitucionais como professora-visitante em várias universidades brasileiras, como a UFBA, UERJ, PUC/Rio, UFJF, UFRN, UFC, UFRGS, além de universidades estrangeiras, como as de Nottingham (Inglaterra), Poitiers (França), San Andrés (Argentina). Pesquisadora 1A do CNPq. Bolsa de Professor Visitante Nacional Sênior (CAPES), na UFSJ- 2010/2012.- 2012/2014.

Referências

Não há referências.

Publicado
2017-08-26