IDENTIDADES DOS INDIVÍDUOS PÓS-MODERNOS: relações sociais e de trabalho a partir da Modernidade Líquida

  • Rodrigo Koch UERGS
  • Elisete Medianeira Tomazetti UFSM

Resumo

Este texto faz uma breve reflexão sobre as condições identitárias dos individuos na pós- modernidade a partir do conceito de Modernidade Líquida, de Bauman (2001), relacionando o mesmo com as relações sociais e de trabalho constantemente construídas, desconstrídas, e reconstruídas na sociedade contemprânea. Também são utilizados para as análises aportes de outros autores, como Lipovetsky e Canclini, entre outros.

Biografia do Autor

Rodrigo Koch, UERGS
Doutorando em Educação pela UFSM; mestre em Educação pela ULBRA; especialista em Administração e Marketing Esportivo pela UGF; graduado em Educação Física pela ULBRA. Atualmente é professor assistente na Uergs. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Futebol, Jogos Olímpicos, Práticas Corporais, Educação, e Comunicação & Esporte. Trabalha com o processo contemporâneo da Futebolização, articulando o mesmo aos conceitos de Modernidade Líquida, Hipermodernidade e Hibridização.
Elisete Medianeira Tomazetti, UFSM
Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no Curso de Filosofia/UFSM nas disciplinas de Didática da Filosofia, Pesquisa para o Ensino de Filosofia e Estágio Curricular Supervisionado. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Ensino Médio). Coordenadora do LEAF - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, do Curso de Filosofia/UFSM. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, investigando e orientando nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação e juventude, ensino médio. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM nos anos de 2010 e 2011 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Filosofia/UFSM no período de 2010 a 2015.. Bolsista Produtividade CNPQ.

Referências

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Publicado
2018-03-17