THE INTENSE COLOR HUE OF CORA CORALINA

Abstract

This study establishes relationships between poetic approaches and techniques of artistic interventions carried out at the Casa de Cora Coralina Museum, on the banks of the Vermelho River, located in the City of Goiás. The triangle of life, air, land and water, central representatives of Cora Coralina's poetry, in portraits of the local color of ruddy hues. From a phenomenological approach, the text traveled through the geographical spaces presented in the author's lyrics, verses and poetry, as poetic paths of trajectory in nuclei. In the elements of his house of ecologically correct creators, cultural technologies cross the environment, which unveiling meanings of poetics, which flow in nozzles and nozzles of Goiás.

Author Biographies

Cláudia Helena dos Santos Araújo, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Pós-doutora em Estudos Culturais pela UFRJ (2020). Mestre em Educação pela PUC ? Goiás (2008). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2001) e especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela mesma universidade (2005). É associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd. Sócia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Atua como editora da Revista Anápolis Digital. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e Pesquisadora. Atua no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação do IFG, na linha de pesquisa: Trabalho, Políticas e Formação de Professores; e no Mestrado Profissional em rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, Ensino e Formação de Professores, com ênfase em Educação e Tecnologia, Educação Profissional e Tecnológica, Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, Educação Básica e Superior, Educação a Distância, Didática e Formação de Professores. Membro do Programa Avançado em Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). Membro do Kadjót - grupo de estudos entre tecnologias e educação. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA). Membro do Grupo de Pesquisas em Teoria Social e Políticas Públicas.

Cleomar de Sousa Rocha, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá (1991), mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília (1997), doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004), pós-doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (2009), pós-doutorado em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), pós-doutorado em Poéticas Interdisciplinares pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás, onde coordena o Media Lab / UFG, É pesquisador visitante na UFRJ, onde supervisiona pesquisas de pós-doutorado e na Universidad de Caldas, na Colômbia, com orientação de doutorado. Tem projetos financiados pela FINEP, MDIC, MCTI, CAPES, CNPq, MinC e FAPEG. Tem experiência nas áreas de Artes, Comunicação e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Tecnológica, Design de Interfaces, Mídias Interativas, Cidades Inteligentes, Gestão Pública. 

Mary Aurora da Costa Marcon, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2003) e Processamento de Dados pela Universidade Metodista de Piracicaba (1983). Membro do Kadjót- Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. Membro fundador e do corpo editorial do periódico científico Revista Anápolis Digital. Professora concursada na Secretaria Municipal de Educação de Anápolis ? GO, onde atua como assessora na área de Educação e Tecnologia

Published
2022-10-26