Las Intervenciones Artísticas Urbanas como Prácticas Culturales Ciudadanas: Desobediencia Basada en la Tinta en la Producción de Espacios Públicos

Resumen

Las intervenciones artísticas urbanas, además de los colores, las ilustraciones y la tipografía, tienen interfaces con las diferentes formas de apropiación desobediente y subversiva del espacio. El propósito del artículo es centrarse en la articulación teórica de conceptos que abordan las intervenciones artísticas urbanas como formas de prácticas culturales citadinas que engendran acciones sociopolíticas y de desobediencia en el espacio público. En el contexto latinoamericano, estas prácticas demandan la superación de la colonialidad, que nos limita en la construcción de representaciones sociales e identitarias. Se propone presentar algunas formas de intervenciones artísticas urbanas relacionadas con la producción de espacios públicos y comprender cómo las prácticas culturales citadinas encajan en estas dimensiones.

Biografía del autor/a

Valéria Regina Zanetti, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora dos cursos de licenciatura em História e Geografia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil (Colonia e Império), Teoria da História, HIstória Contemporânea, Identidade, memória, Paleografia, escravidão e resistência. É membro do Comitê de Ética da UNIVAP, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Pro-Memória São José dos Campos, do Centro de Memória e História da Universidade do Vale do Paraíba, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC) e participa do Observatório da Paisagem (IPHAN, UNIVAP, UNITAU).

Fabiana Felix do Amaral e Silva, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) e Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pós doutora no Programa de Mudança Social e Participação Política da EACH-USP.Pós doutora do PLUR-UNIVAP Atualmente é Professora e Pesquisadora do Programa em Planeamento Urbano e Regional - PLUR-UNIVAP, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Pesquisadora e professora colaboradora do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação - CELACC-ECA-USP. (cursos de Gestão em Projetos Culturais GESTCULT -CELACC-ECA-USP (2007-2011) e no curso de Mídia, Informação e Cultura MIDICULT-CELACC-ECA-USP (desde 2014). ) Pesquisadora no GT -CLACSO 2019- 2022 - Epistemologías decoloniales, territorialidades y cultura" Tem experiência na discussão de movimentos sociais e territorialidades sócio-culturais-políticas, culturas urbanas e movimentos sociais latino-americanos, políticas públicas urbanas e espaços de participação social, metodologias e cartografias participativas. Na graduação também lecionou e desenvolveu pesquisas nos campos da Habitação Coletiva, do Planejamento Urbano e Regional, do Projeto Urbano e Paisagístico e sobre História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo. Na pós-graduação tem se dedicado a discussão da dimensão territorial como elemento essencial nos processos organizativos e reivindicatórios dos novos movimentos sociais e ações coletivas latino-americanos.

Bianca Siqueira Martins Domingos, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional na Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2019 - ) com bolsa CAPES. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2013-2015) com bolsa CAPES e FAPEMIG. Graduada em Administração pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA (2009-2012) com bolsa CNPq (PIBITI e ATNM). Coordenadora de Relações Institucionais, do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER/Periódicos Científicos e Professora Titular no Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA, na disciplina de Metodologia de Pesquisa. Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura Municipal de Lorena, São Paulo (vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) (2017 - 2018). Professora orientadora de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM - CNPq. Participa dos Grupos de Pesquisa do Núcleo de Extensão, Pesquisa Ação, Cartografias Sociais e Metodologias Participativas da UNIVAP e do Grupo Projeto de Produto e Tecnologias Sociais do UNIFATEA. Atua nos campos de Planejamento Urbano e Regional, Direito à Cidade e Intervenções Artísticas Urbanas.

Publicado
2021-05-04