MOVIMENTOS ANTIVACINA: dilema social e contrapontos da história

Resumen

Este artículo propone un análisis de los movimientos antivacunas en el contexto brasileño actual de la pandemia de COVID-19, haciendo un contrapunto histórico con la Revuelta de las Vacunas, ocurrida en 1904, en la ciudad de Río de Janeiro, con el fin de resaltar el dilema social contenido en las distopías de comunicación entre el Estado y la sociedad en Brasil, así como el lugar de la ciencia y los medios de comunicación en el contexto general de las relaciones entre política y salud pública. Para tanto, se realizó una búsqueda bibliográfica sobre la Revuelta de las Vacunas y un estudio netnográfico en Google Trends y en las redes sociales Instagram y Facebook, basado en la investigación de palabras clave mediante algoritmos vinculados a hashtags sobre el período pandémico del COVID-19, durante el año 2020.

Biografía del autor/a

Cilene Gomes, Universidade do Vale do Paraíba

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994, 2001). Estágios de pós-doutorado concluídos no Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014) e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da Universidade do Vale do Paraíba (2017). Atualmente é docente-pesquisadora do PLUR da Universidade do Vale do Paraíba e é coordenadora do Observatório Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sediado no Núcleo de Estudos do Espaço Urbano e Regional (NEUR). Tem experiência no campo do ensino e pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, Geografia Humana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos urbanos e regionais, planejamento urbano e regional, urbanização, metropolização e regionalização, rede urbana, cidades, sociedade da informação e comunicação, geotecnologias, participação social, cidadania, metodologia científica e psicologia social.

Micael Henrique da Silva Santos, Universidade do Vale do Paraíba

Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (2020) - Bolsista Capes; Bacharel em Biomedicina pela Universidade do Vale do Paraíba (2016), tendo realizado iniciação científica voluntária no Núcleo de Estudos do Espaço Urbano e Regional da mesma instituição. 

Valéria Regina Zanetti, Universidade do Vale do Paraíba

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora dos cursos de licenciatura em História e Geografia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil (Colonia e Império), Teoria da História, HIstória Contemporânea, Identidade, memória, Paleografia, escravidão e resistência. É membro do Comitê de Ética da UNIVAP, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Pro-Memória São José dos Campos, do Centro de Memória e História da Universidade do Vale do Paraíba, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC) e participa do Observatório da Paisagem (IPHAN, UNIVAP, UNITAU). 

Bianca Siqueira Martins Domingos, Universidade do Vale do Paraíba

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional na Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2019 - ) com bolsa CAPES. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2013-2015) com bolsa CAPES e FAPEMIG. Graduada em Administração pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA (2009-2012) com bolsa CNPq (PIBITI e ATNM). Coordenadora de Relações Institucionais, do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER/Periódicos Científicos e Professora Titular no Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA, na disciplina de Metodologia de Pesquisa. Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura Municipal de Lorena, São Paulo (vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) (2017 - 2018). Professora orientadora de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM - CNPq. Participa dos Grupos de Pesquisa do Núcleo de Extensão, Pesquisa Ação, Cartografias Sociais e Metodologias Participativas da UNIVAP e do Grupo Projeto de Produto e Tecnologias Sociais do UNIFATEA. Atua nos campos de Planejamento Urbano e Regional, Direito à Cidade e Intervenções Artísticas Urbanas.

Publicado
2022-10-26