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recordações do processo criativo

  • Gabriela Di Donato Salvador Santinho
  • Robson Rodrigo Marques Júnior

Resumen

O presente texto apresenta, a partir da escrita performática, a metodologia desenvolvida em uma pesquisa realizada no trabalho de conclusão do curso de Artes Cênicas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no ano de 2019. A pesquisa em questão buscou referenciar os processos metodológicos e mitológicos que compõe o ato criador e validar a ideia da arte como área produtora de um conhecimento, ético, estético, científico e sensível. O texto discorre sobre o

caminho percorrido pelo corpo de um dos autores na pesquisa de prática artística proposta por Monica Dantas (2007) - que apresenta um saber operacional a respeito de processos criativos em arte, ligando-a à compreensão da identidade negra a partir das danças brasileiras e do terreiro de umbanda como campo de pesquisa e de inspiração poética para a criação em dança. Os escritos aqui apresentados versam sobre os laboratórios práticos em dança, que por sua vez estão ancorados nos estados alterados de consciência, bem como no corpo mitológico, ambos defendidos por Gabriela Salvador Santinho (2019), alinhados ao conceito de Biogeografias de Bessa-Oliveira (2017) e aos tópicos corporais da Técnica Klauss Vianna discutida por Jussara Miller (2012). A partir deste processo os autores buscaram revelar como o corpo brasileiro que dança pode desvendar identidades e instigar reflexões acerca do fazer artístico pessoal.

Publicado
2021-05-01