NA FRONTEIRA DA DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA

Paulo Freire e a Pedagogia do Oprimido

Resumo

Este trabalho tem por objetivo delinear a proposta de uma crítica biográfica fronteiriça do escritor Paulo Freire, tendo como ilustração principal a obra A Pedagogia do Oprimido (1970) à luz dos conceitos propostos pela descolonialidade, como, por exemplo, desobediência epistêmica, desprendimento, semelhanças-na-diferença, bilinguajamento e pedagogia descolonial. Para isso, assentaremo-nos em uma metodologia bibliográfica respaldada, por um lado, pela epistemologia crítica biográfica fronteiriça no bojo dos intelectuais Mignolo, Edgar Cézar Nolasco, Zulma Palermo, Silviano Santiago, Gloria Anzaldúa e, por outro, pelo conceito de semelhanças e diferenças da Literatura Comparada a fim de comparar a diferença colonial da pedagogia freiriana com a pedagogia descolonial. Portanto, atravessados pelo exposto, buscaremos traçar um perfil no pensamento social e pedagógico de Paulo Freire, evidenciando as feridas abertas descoloniais presentes em seu projeto intelectual e literário, no intuito de descortinar um importante debate que antecede a constituição de uma pedagogia descolonial nas e a partir das exterioridades da América Latina e do Brasil.

Publicado
2023-03-16