A LITERATURA DE FRONTEIRA E SUAS PARTICULARIDADES LOCAIS: uma visada para a margem

  • Zélia R. Nolasco dos S. Freire Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumen

Este artigo é fruto de um projeto que desenvolvo na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), cadastrado junto à Propp, que se intitula “Manifestações Literárias no Estado de Mato Grosso do Sul”, projeto esse que tem como objetivo, a inserção da literatura e da cultura regionais na sociedade e na comunidade acadêmica de Dourados. Este projeto justifica-se principalmente em razão de atender o Parecer 235/2006 do Conselho Estadual de Educação do MS, aprovado em 10/10/2006 que dispõe sobre a inserção da literatura e cultura regionais nos parâmetros curriculares do Estado.

Biografía del autor/a

Zélia R. Nolasco dos S. Freire, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Possui mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009).Título: A trajetória crítica de Lima Barreto na Literatura Brasileira,Ano de Obtenção: 2003 Orientador: Prof Dr. Igor Rossoni. Título: A Concepção de Arte em Lima Barreto e Leon Tolstói: Divergências e Convergências. Orientador: Sílvia Maria Azevedo. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e ministra aulas na Graduação, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional, ProfLetras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literatura brasileira, estudos literários, literatura e leitura. Como resultado de suas pesquisas publicou vários artigos e capítulos e os seguintes livros: Lima Barreto: Imagem e Linguagem, São Paulo: Annablume, 2005, Lima Barreto e a Literatura Comparada, ensaios. Paco Ed. 2011. Desenvolveu os seguintes projetos de pesquisa: A trajetória crítica de Lima Barreto, Discurso histórico e ficcional nos romances da Guerra do Paraguai, e atualmente com Manifestações literárias em Mato Grosso do Sul : análise e crítica. Coordenou de 2012 a 2016 o Programa de Formação de Recursos Humanos - PFRHPB, em parceria com a Universidade Petrobrás/RJ. Exerceu a função de Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu , Especialização em Letras, de 2010 a 2012, do Curso de Letras de Dourados, exerceu a chefia da Divisão de Educação Profissional e Tecnológica(DEPT) DE 2009 A 2011, faz parte do Conselho Universitário da UEMS (COUNI) desde 2010, membro do Comitê de Pesquisa da UEMS, Área de Concentração Letras, Linguística e Artes, presidente da Comissão Docente Estruturante (CDE) DO Curso de Letras Espanhol.

Citas

ACHUGAR, Hugo. “Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura”. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

CARVALHAL, Tania Franco. “O próprio e o alheio. - Ensaios de literatura comparada”. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003. 254p. Capítulo 8: O próprio e o alheio no percurso literário brasileiro, p.125 - 152.

DALSCASTAGNÈ, Regina. “Vozes nas sombras: representação e legitimidade na narrativa contemporânea”. In: __________.(org.) Ver e imaginar o outro - Alteridade, desigualdade, violência na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Editora Horizonte, 2008. p.78-107.

ECO, U. “Sobre a literatura”. Rio de Janeiro: Record, 2003.

LAJOLO, M. “Literatura: leitores & leitura”. São Paulo: Moderna, 2001.

LINS, José Pereira. “Lobivar Matos - o poeta desconhecido”. Dourados: Ed. Colégio Oswaldo Cruz, 1994, 68p.

MIGNOLO, Walter. “Histórias Locais/Projetos globais - Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar”. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

PROENÇA, Augusto César. “Pantanal: gente, tradição e história”. 3ª. ed. Campo Grande: Editora UFMS, 1977.

RAMA, Ángel. “Literatura e Cultura na América Latina”. (Flávio Aguiar & Sandra Guardini T. Vasconcelos, organizadores) São Paulo: Editora Edusp, 2001.

SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. “Um outdoor invisível: imagens do pantanal sul-mato-grossense”. In: Carvalhal, T. F. (Org.). Culturas, Contextos e Discursos – Limiares críticos no comparativismo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999.

_________. “Fronteiras do local: roteiro para uma leitura crítica do regional sul-mato-grossense”. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2008.

SUSSEKIND. Flora. “Literatura e vida literária”. 2 ed. revista. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

SENA, Custódia Selma. “Interpretações dualistas do Brasil”. Goiânia: Editora UFG, 2003.

SOUZA, Eneida Maria de. “Tempo de pós-crítica”. São Paulo: Linear B; Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2007. (Coleção Obras em Dobras).

TORCHI-CHACAROSQUI & BESSA-OLIVEIRA, M. A (Orgs.) “Misturas e diversidades: reflexões diversas sobre arte e cultura contemporâneas”. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. 176p.

Publicado
2017-04-09