A PEDAGOGIA PÓS-COLONIALISTA de Paulo Freire

  • Jose Willington Germano UFRN
  • José Gllauco Smith Avelino de Lima Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2005) e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela mesma universidade (2007). Possui Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestrado em Ciências Sociais (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRN. Doutor em Educação (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFRN. Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, cursa a Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar (UNP).

Resumen

O presente artigo procura identificar o caráter pós-colonial da pedagogia de Paulo Freire. Nessa perspectiva, convém mencionar que a origem dos estudos pós-coloniais apresenta indicações cronológicas e geográficas nem sempre convergentes. Isto nos permite afirmar que seus fundamentos, bem como as reflexões que os desencadeiam são díspares, se fazendo presentes na problematização das ciências humanas em geral, e na das ciências sociais em particular, desde a década de 1960.

Biografía del autor/a

Jose Willington Germano, UFRN
Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em reconhecimento ao seu notável desempenho como educador e administrador nesta instituição". Mestre em sociologia e doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação (desde 1992). Atuou no Movimento de Educação de Base (MEB) e na Secretária de Educação do Rio Grande do Norte. Foi Pró-Reitor de Extensão Universitária da UFRN e Vice-Presidente do Fórum Nacional de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Autor do Livro " Estado Militar e Educação do Brasil: 1964-1985
José Gllauco Smith Avelino de Lima, Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2005) e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela mesma universidade (2007). Possui Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestrado em Ciências Sociais (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRN. Doutor em Educação (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFRN. Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, cursa a Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar (UNP).
UNP

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Publicado
2017-04-24