POÉTICAS DE PROCESSOS ARTÍSTICOS BIOGEOGRÁFICOS: modos outros de cartografar bio-sujeitos, geo-espaços, grafia-narrativas

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira UEMS

Resumen

Sem querer-se como tradição epistemológica, proponho configurações outras – divergente de conceitos – para cartografar sujeitos, geografias e narrativas artísticas = as biogeografias, de exterioridades e sensibilidades biográficas aos pensamentos moderno e pós- moderno, europeu e estadunidense respectivamente, como produtores de saberes outros. Configuração, cartografar, diferenças, territórios, corpos e fronteiras são “conceito”. Como aparato de julgamentos da linguagem e do ser, sentir e saber, conceitos ancoram-se na interioridade histórico/geográfica privilegiada. Os julgamentos dos de exterioridades ao pensamento hegemônico – os latinos – são subjugados a conceitos de exclusão das diferenças colônias/diversalidades    biogeográficas    mirando    universalidade/tradição    historiográfica  de conceitos. Disso emergem histórias locais em contraposição à narrativa (de corpo, arte, fronteiras e saberes) global/universal. Considerarei como argumentações bibliografias culturais de exterioridade dos saberes; Mato Grosso do Sul-Brasil; de países latinos, etc: a fim de evidenciar todo lugar biogeográfico como produtor de arte, cultura e conhecimentos sensíveis, mesmo que exteriores à ideia de interioridade solidificados nas culturas contemporâneas.

Biografía del autor/a

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, UEMS

Marcos Antônio Bessa-Oliveira é professor da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Campo Grande na Graduação em Artes Cênicas e no PROFEDUC – Mestrado Profissional em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas (UEMS/CNPq); é membro dos Grupos de Pesquisa NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados (UFMS/CNPq) e Grupo de Pesquisa Estudos Visuais (UNICAMP/CNPq). marcosbessa2001@gmail.com.  

Citas

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Paisagens Biográficas Pós-Coloniais: Retratos da Cultura Local Sul-Mato-Grossense. Campo Grande, MS: Life Editora, 2018.

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. (DE)CORPOSIÇÃO – CARVÃO E TINTA EM CORPONEG(R)ADO – EXPOSIÇÃO DE DESENHOS E PINTURAS.. In: Anais da Jornada de Artes da UEMS 2018: para que serve o ensino das artes na escola?. Anais...Campo Grande(MS) UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UUCG - Unidade Universitária Campo Grande, 2018. Disponível em: . Acesso em: 23/02/2019 21:23.

______. “Biogeografias Ocidentais/Orientais: (i)migrações do bios e das epistemologias artísticas no front”. In: Cadernos de Estudos Culturais: Ocidente/Oriente: migrações. v. 8. n. 15. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, jan.-jun., 2016, p. 97-144.

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. “O corpo que habito: esse não é o corpo da sala de aula, do museu, nem o corpo da academia!”. In: SIAEBE - Simpósio Internacional Arte na Educação Básica. Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 04 a 06 de dezembro de 2017, Salvador, BA, p. 1-16.

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Clarice Lispector Pintora: uma biopictografia. Apresentação de Edgar Cézar Nolasco. Prefácio de Eneida Maria de Souza. São Paulo: Intermeios, 2013.

HALL, Stuart.Cultura e representação. Organização e revisão técnica: Arthur Ituassu; Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015. 467 p.

MIGNOLO, Walter D.; TLOSTANOVA, Madina. “Habitar los dos lados de la frontera/teorizar en el cuerpo de esa experiencia”. In: Revista IXCHEL. Volúmen I, San José, Costa Rica, 2009, p. 1-22. Disponível em: http://www.revistaixchel.org/attachments/047_Habitar%20los%20dos%20lados%20art_%20Walter%20Mignolo.doc%29.pdf – acessado em: 30 de maio de 2013.

______. “Prefacio”. In: PALERMO, Zulma. (Comp.). Arte y estética em la encrucijada descolonial. 1ª ed.. Buenos Aires: Del Signo, 2009, p. 7-14.

______. Histórias locais/ Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. (Humanitas).

NOLASCO, Edgar Cézar. Pântano. São Paulo: Intermeios, 2014.

______. Oráculo da fronteira. São Paulo: Intermeios, 2018.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.

SOUZA, Eneida Maria de. “Prefácio – Os não lugares teóricos”. In: HISSA, Cássio E. Viana. (Org.). Conversações: de arte e de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011, p. 9-12. (Humanitas).

Publicado
2019-03-08