JOGO DE IDENTIDADES ENTRE JOVENS NEGROS NO RIO DE JANEIRO: a construção da identidade racial no contexto de iniciativas de combate à discriminação

  • Ilana Strozenberg UFRJ
  • Marcia Contins UERJ

Resumo

Duas novidades, no campo da educação e da cultura, vieram ampliar o universo de alternativas dos jovens negros de camadas economicamente desfavorecidas do Rio de Janeiro nos últimos anos. Por um lado, medidas associadas a propostas de ação afirmativa, entre as quais se destacam a criação do Pré - Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) e a implementação da política de cotas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-, aumentaram as suas chances de ingresso no ensino superior. Por outro lado, o surgimento de diversos projetos artístico-sociais voltados para populações social e economicamente marginalizadas – são, na sua grande maioria, sediados em favelas – passaram a lhes oferecer oportunidades de acesso à produção e ao consumo de cultura.

Biografia do Autor

Ilana Strozenberg, UFRJ
Graduada em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), tem graduação em Études Litteraires - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1970), é especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Professora Associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Programa de Pós-Doutorado do PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) do Faculdade de Letras/UFRJ, suas pesquisas investigam temas relativos às diferenças culturais no contexto urbano brasileiro contemporâneo, as articulações entre suas diferentes expressões, o impacto da novas tecnologias sobre a cultura urbana e sobre as relações hierárquicas tradicionais.
Marcia Contins, UERJ
Professora e Pesquisadora Associada do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ e do Instituto de Ciências Sociais da UERJ. Pró-Cientista da UERJ / FAPERJ. Professora Visitante na Columbia University (bolsista CAPES), NY, de agosto 2015 a janeiro de 2016; Professora Visitante na Universidade de Nova York -2011/2012 (bolsista CAPES); Pesquisadora Associada do PACC (UFRJ). Pós-Doutorado pela Brown University, Providence, Rhode Island, Estados Unidos (2000). Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Mestrado em Antropologia Social no PPGAS do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Fez pesquisa de campo para o seu doutorado entre pentecostais negros na Virginia, EUA, vinculada ao Departamento de Antropologia Cultural da Universidade de Viriginia, Charlottesville, Virginia, Estados Unidos (1985-1989). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: religião e etnicidade, pentecostalismo, relações raciais, movimentos negros, ação afirmativa, religiões na cidade, ritual, dança e performance. É autora do livro LIDERANÇAS NEGRAS, editado pela Aeroplano, Rio de Janeiro (2005) ; do livro Religiosidade e Performance: diálogos contemporâneos editado pela Mauad editora/ Faperj (2015) e de diversos artigos sobre religião e etnicidade, religião e cidade, religiões afro-brasileiras , pentecostais negros publicados em livros e em revistas especializadas.

Referências

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Publicado
2017-04-25