POR UMA GRAMÁTICA PEDAGÓGICA DA FRONTEIRA-SUL

exterioridades

  • Edgar Cézar Nolasco UFMS

Resumo

Com a proposta do trabalho objetiva-se discutir conceitualmente uma gramática pedagógica da exterioridade fronteiriça-Sul, tendo por ilustração da discussão a narrativa memorialística do escritor mineiro Silviano Santiago. Quando se pensa em uma gramática pedagógica acerca do lócus fronteira-Sul, entende-se, grosso modo, por uma epistemologia da exterioridade que regida por um método específico. Sobressai daí uma pedagogia descolonial cuja opção propõe uma desobediência epistêmica com relação à epistemologia moderna. Nesse sentido, o modo como o projeto do intelectual Silviano dialoga com a tradição literária brasileira ilustra, pelo avesso, a proposta da desobediência epistêmica descolonial. A relevância maior da proposta centra-se quando se pontua que tal visada crítica é pouco explorada criticamente. O que tem motivado tal discussão são as produções que vimos arrolando em torno da rubrica de Crítica biográfica fronteiriça, a qual, somada à crítica biográfica e aos estudos descoloniais, constituem a fundamentação epistemológica da proposta.

Publicado
2020-02-10