INTERFACES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS PROFESSORES: vivências nos diferentes níveis de ensino

  • Ana Lúcia Gomes da SILVA UFMS/CPAQ
  • Isabel Cristina RATUND UFMS/CPAQ
  • Thais STAUFFER Gerência Municipal de Educação do Município de Aquidauana/UFMS/BRASIL
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Formação de Professores. Grupo de Pesquisa

Resumo

O texto apresenta cenas no palco do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores/UFMS/CPAQ , no qual a docência em todos os níveis de ensino é a protagonista das nossas investigações. Partimos do pressuposto de que a ideia de pesquisa como eixo de formação não vem orientando o “modus operandi” da formação dos professores. Nossa problemática está voltada sobre a natureza do “como ensinar e aprender”, da dicotomia teoria e prática em cenário interdisciplinar. Os desafios nos provocam a discutir sobre a pesquisa, o ensino e a aprendizagem, diante dos dilemas atuais da educação na ousadia de apreender o sentido da metáfora do teatro na construção deste estudo. Os encaminhamentos metodológicos ocorrem sob a direção de Ivani Fazenda e outros teóricos que nos serviram de base para construção do referencial teórico. Três olhares que refletem sobre a gênese do grupo mediante a atuação de seus diferentes personagens na construção da “peça” e “atos”. Apesar de termos avançado na performance , ainda temos muito a aprender sobre conceitos e significados que construímos diariamente em nossas vidas.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Gomes da SILVA, UFMS/CPAQ
Curso de Pedagogia
Isabel Cristina RATUND, UFMS/CPAQ
Letras Licenciatura: Português, Inglês
Thais STAUFFER, Gerência Municipal de Educação do Município de Aquidauana/UFMS/BRASIL
Professora Graduada em Pedagogia

Referências

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Publicado
2015-12-20