CONCEPÇÕES E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA COLABORAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR A PARTIR DA ÓTICA DE PROFESSORAS E GESTÃO ESCOLAR

Daniela Cristina Barros de Souza MARCATO, Renata Portela RINALDI

Resumo


Os desafios de pensar em uma educação que atenda a todos não são recentes e, no entanto, ainda causam discussões e dúvidas com a dificuldade de operacionaliza-la. Nesse sentido, temos o objetivo de discutir as principais concepções de inclusão escolar e os desafios para sua implementação pontuadas por sujeitos que vivenciam o processo inclusivo cotidianamente: uma diretora de escola, uma professora de sala de recursos multifuncionais e uma professora de sala regular. A partir do uso de casos de ensino, as participantes conseguiram demonstrar alguns de seus dilemas para efetivar a educação inclusiva, apontando, principalmente, a necessidade de mudanças estruturais no ensino bem como de um trabalho em colaboração entre os membros da comunidade escolar.

Palavras-chave


Inclusão escolar. Colaboração. Escola regular.

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