CONCEPÇÕES E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA COLABORAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR A PARTIR DA ÓTICA DE PROFESSORAS E GESTÃO ESCOLAR
Resumo
Os desafios de pensar em uma educação que atenda a todos não são recentes e, no entanto, ainda causam discussões e dúvidas com a dificuldade de operacionaliza-la. Nesse sentido, temos o objetivo de discutir as principais concepções de inclusão escolar e os desafios para sua implementação pontuadas por sujeitos que vivenciam o processo inclusivo cotidianamente: uma diretora de escola, uma professora de sala de recursos multifuncionais e uma professora de sala regular. A partir do uso de casos de ensino, as participantes conseguiram demonstrar alguns de seus dilemas para efetivar a educação inclusiva, apontando, principalmente, a necessidade de mudanças estruturais no ensino bem como de um trabalho em colaboração entre os membros da comunidade escolar.Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de Caso em Pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, jan. 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: jun. 2013.
FRIEND, M.; COOK, L.; HURLEY-CHAMBERLAIN A.; SHAMBERGER, C. Co-Teaching: An Illustration of the Complexity of Collaboration in Special Education. Journal of Educational and Psychological Consultation, 2010, 9-27, DOI: 10.1080/10474410903535380 Acesso em: 03 ago. 2015
GATELY, S.; GATELY JÚNIOR, F. J. Understanding coteaching components. Teaching exceptional children, 33, n. 4, 2001, p. 40-47.
GLAT, Rosana (org). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.
GOODMAN, J. Education for critical democracy. Journal of education, v. 20, n. 1, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola – teoria e prática. 4 ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MASUYAMA, P. M. K.; RINALDI, R. P. Caso de ensino “Um garoto especial”. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista. 2011. Mimeo.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; TOYODA, C. Y. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPR, n. 41, p. 81-93, jul./set. 2011.
MENDES, E. G.; TOYODA, C. Y. Projeto S.O.S. Inclusão: consultoria colaborativa para favorecer a inclusão escolar num sistema educacional municipal. In: DECHICHI, C.; SILVA, L. C. (Org.). Inclusão escolar e Educação Especial: teoria e prática na diversidade. 1ed. Uberlândia: EDUFU, 2008, v. 1, p. 97-118.
MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A.; MELLO, R. R. (Org.). Educação: pesquisas e práticas. Campinas: Papirus, 2000, p.139-161.
NONO, M. A. Casos de ensino e professoras iniciantes. São Carlos: UFSCar, 2005, 238p.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M.G.N. Aprendendo a ensinar: futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino. In: Reunião Anual da ANPED, 24, Caxambu. 2001.
OLIVEIRA, A. A. S. de.; OMOTE, S.; GIROTO, C. R. M. (Org.). Inclusão escolar: as contribuições da Educação Especial. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, Marília: Fundepe Editora, 2008.
PACHECO, J.; EGGERTSDÓTTIR, R.; MARINÓSSON, G. L. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PADILHA, A. M. L. O que fazer para não excluir Davi, Hilda, Diogo... In: GÓES, M. C. R. de; LAPLANE, A. L. F. de. Políticas e práticas de educação inclusiva. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 93-120.
RABELO, L. C. C.; MENDES, E. G. O ensino colaborativo como proposta alternativa de formação continuada de professores para a inclusão escolar. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 5, São Carlos. Anais... São Carlos: PPGEEs/UFSCar/ABPEE, 2012, p. 5602-5616.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.