CONCEPÇÕES E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA COLABORAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR A PARTIR DA ÓTICA DE PROFESSORAS E GESTÃO ESCOLAR

  • Daniela Cristina Barros de Souza MARCATO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Renata Portela RINALDI
Palavras-chave: Inclusão escolar. Colaboração. Escola regular.

Resumo

Os desafios de pensar em uma educação que atenda a todos não são recentes e, no entanto, ainda causam discussões e dúvidas com a dificuldade de operacionaliza-la. Nesse sentido, temos o objetivo de discutir as principais concepções de inclusão escolar e os desafios para sua implementação pontuadas por sujeitos que vivenciam o processo inclusivo cotidianamente: uma diretora de escola, uma professora de sala de recursos multifuncionais e uma professora de sala regular. A partir do uso de casos de ensino, as participantes conseguiram demonstrar alguns de seus dilemas para efetivar a educação inclusiva, apontando, principalmente, a necessidade de mudanças estruturais no ensino bem como de um trabalho em colaboração entre os membros da comunidade escolar.

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Publicado
2015-12-08