POR QUE ENSINAR LÍNGUA INGLESA DENTRO DA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTO(S) CRÍTICO(S)?

  • Ana Claudia Turcato de OLIVEIRA Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Ensino crítico. Inclusão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a formação de professores sob uma perspectiva crítica. Neste prisma buscamos construir caminhos que levem em consideração questões relacionadas ao ensino de Língua Inglesa como uma ação includente, respeitando a diversidade de contextos, as identidades, a questão da hegemonia, e, sobretudo, os mecanismos que nos impedem de ouvir todas as vozes contidas na sociedade, principalmente a voz dos que são excluídos por questões de poder. O ensino crítico considera a diversidade das formas de pensar e a mudança de paradigmas quanto ao ensino de língua inglesa. A língua que deveria incluir, na maioria das vezes exclui, dado a elitização e a crença de que ela não pode ser efetiva nas escolas. Em busca de um ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, sob o ponto de vista pós- estruturalista, crítico e reflexivo, os letramentos críticos buscam novos olhares para uma possível transformação da sociedade em que vivemos por meio da conscientização e formação de seres mais conscientes que compreendam a diversidade, o respeito e o papel da Língua Inglesa em nosso contexto local e global

Biografia do Autor

Ana Claudia Turcato de OLIVEIRA, Universidade Federal do Tocantins
Sou professora de Língua Inglesa no curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Sou mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado
2015-12-08