O TRÂNSITO NO TÚNEL DO TEMPO

Ironilde Gomes da Silva FRAZÃO

Resumo


Este texto relata a experiência de uma proposta pedagógica que trata da conscientização no trânsito através da arte, sob metodologia interdisciplinar, com o objetivo de contribuir para uma observação mais atenta da comunidade escolar e familiares quantoà importância da educação no trânsito. O projeto foi desenvolvido com alunos do ensino médio da escola Roberto Scaff de Anastácio. Ocorreu em duas etapas e em períodos distintos, ambas envolvendo pesquisas, produção de figurinos, cenografias, ensaios e encenações. O tema do projeto sugere uma conexão dialógica entre o passado e o futuro para refletir sobre o presente, e este diálogo ocorre entre elementos fantásticos: representando o passado, a turma dos Flintstones, e o futuro, “o viajante do Futuro”, personagem do Programa Zorra Total. Foi um trabalho que contribuiu para mobilizar a escola com participaçõesmais efetivas em eventos da comunidade, inclusive fazendo presençaanualmente no Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – FETRAN/MS, que envolve escolas de todo o Estado.

Palavras-chave


Educação para o Trânsito. Arte/educação. Mobilização.

Texto completo:

PDF

Referências


KAUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. Perspectiva: São Paulo, 1984.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Entrevista concedida ao Jornalista Paulo Camargo. São Paulo, 2005. Arquivo 114 k. Disponível em: http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf

UDEMO. Revista do Projeto Pedagógico. II - Trabalhando com Alunos: Subsídios e Sugestões. A Relevância da Avaliação Diagnóstica. Disponível em:

WIKIPEDIA. Os Flintstones. Disponível em: Acesso em: setembro de 2010.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Outras informações podem ser obtidas exclusivamente pelo e-mail revistagepfip@gmail.com

REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES- GEPFIP - ISSN 23595051 (Publicação online)

A/C Profa. Ana Lúcia Gomes da Silva (Editora-chefe)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ

Praça Nossa Senhora da Conceição, 163, Centro - CEP: 79200-000 - Aquidauana/ MS

Telefone: +55 (67) 3241 0312