O TRÂNSITO NO TÚNEL DO TEMPO
Palavras-chave:
Educação para o Trânsito. Arte/educação. Mobilização.
Resumo
Este texto relata a experiência de uma proposta pedagógica que trata da conscientização no trânsito através da arte, sob metodologia interdisciplinar, com o objetivo de contribuir para uma observação mais atenta da comunidade escolar e familiares quantoà importância da educação no trânsito. O projeto foi desenvolvido com alunos do ensino médio da escola Roberto Scaff de Anastácio. Ocorreu em duas etapas e em períodos distintos, ambas envolvendo pesquisas, produção de figurinos, cenografias, ensaios e encenações. O tema do projeto sugere uma conexão dialógica entre o passado e o futuro para refletir sobre o presente, e este diálogo ocorre entre elementos fantásticos: representando o passado, a turma dos Flintstones, e o futuro, “o viajante do Futuro”, personagem do Programa Zorra Total. Foi um trabalho que contribuiu para mobilizar a escola com participaçõesmais efetivas em eventos da comunidade, inclusive fazendo presençaanualmente no Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – FETRAN/MS, que envolve escolas de todo o Estado.Referências
KAUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. Perspectiva: São Paulo, 1984.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Entrevista concedida ao Jornalista Paulo Camargo. São Paulo, 2005. Arquivo 114 k. Disponível em: http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf
UDEMO. Revista do Projeto Pedagógico. II - Trabalhando com Alunos: Subsídios e Sugestões. A Relevância da Avaliação Diagnóstica. Disponível em: <http://www.udemo.org.br/RevistaPP_02_03AvaliacaoDiag.htm>
WIKIPEDIA. Os Flintstones. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/> Acesso em: setembro de 2010.
Publicado
2016-01-05
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
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