NA BUSCA PELA TOTALIDADE: O MATERIALISMO DIALÉTICO E A INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo
O artigo discute a aplicação do método de investigação científica materialista, igualmente conhecido como dialético ou ainda marxista e do princípio interdisciplinar na educação. Faz-se isso através de análise bibliográfica de autores como, Gaudêncio Frigotto (2004), Hilton Japiassu (2006), José Paulo de Netto (2011), Claude Raynaut (2011; 2014), Ivani Fazenda (1979; 1998; 2008) além do próprio Marx. O artigo está dividido em três partes, na primeira discute-se a perseguição pela totalidade do logos no decorrer da história, por meio de resumos filosóficos e o desenvolvimento da ciência, questionando se existe uma crise na ciência atualmente. Identificou-se que após o rompimento com o animismo, a preocupação da ciência foi na investigação do conhecimento holístico e autocrítico, sem embargo, o processo posterior á hegemonia capitalista é contrário, a educação se tornou uma mercadoria. Deste modo, tende-se a formar indivíduos aptos a atuarem no mercado de trabalho especialista. No sistema educacional tradicional há uma especialização excessiva, formando seres incapazes de pensar criticamente, apenas receptores de conhecimento e executores de tarefas. Essa tendência especializadora é contraposta pelo movimento interdisciplinar, que vem interpelando espaço na academia. O artigo expõe sucintamente as características, possibilidades e desafios deste movimento na educação.
Publicado
2021-12-15
Seção
ARTIGOS
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