INTERDISCIPLINARIDADE COMO PONTO DE MUTAÇÃO
Resumo
Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a interdisciplinaridade partindo da análise do filme “Ponto de Mutação”. Promovemos uma reflexão sobre o enredo do filme aliada à temática da prática interdisciplinar nas instituições de ensino. Observamos que embora as diversidades e multiculturalidade que envolvem diferentes povos sejam marcantes em seu desenvolvimento individual e social, tal ação não prejudica a identidade de um povo, mas sim permite o contato com outras formas de conhecimento que pode fortalecer e ampliar sua visão de mundo. Para enriquecer nossas análises foram selecionados textos de autores como Fazenda; Japiassú; Martins e Bicudo, dentre outros que contribuíram para o enriquecimento do trabalho apresentado. O filme evoca uma nova percepção de mundo como forma de resolver a crise da sociedade moderna, introduzindo não apenas novos paradigmas, onde novas ideias ainda são recebidas com insegurança e desconfiança, mas também como desafio a novas práticas cotidianasReferências
REFERÊNCIAS
BELMONT, Wadsworth. A percepção de dominar o Raciocínio. Disponível por: http://www.unb.br/admin/corpdoce/asper//ANPAD97Btes.htm. Acesso em 15 de jun. de 2014.
BORGES, Regina Maria Rabello; BASSO, Nara Regina de Souza; ROCHA FILHO, João Bernardes. Desafios da realização da transdisciplinaridade na educação básica em Ciências e Matemática. In:__________ (Org.). Propostas interativas na educação científica e tecnológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 13-22.
CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da Educação em Ciências às Orientações para o Ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais/ Temas Transversais. Brasília:MEC/SEF, 2002.
CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 1986.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, São Paulo: Papirus, (1994)
FAZENDA, Ivani C. (1993). Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria.São Paulo: Loyola.
GERHARD, Ana Cristina. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma sala de Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) – Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Física, 2010.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976
MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. 5. ed. São Paulo: Centauuro, 2005.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na Pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2002.
RIBEIRO JUNIOR, João. Fenomenologia. São Paulo: Pancast Editorial, 1991.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.