A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENSINAR/ APRENDER

  • Ana Paula Porto dA Silva Maia UFMS
  • Janaina Nogueira Maia Carvalho

Resumo

O presente estudo emerge sobre o fenômeno da música, essa ordem se manifesta na sonoridade e, tem uma ordem na extensão do tempo que simbolicamente chamamos de ritmo, uma ordem na sequencialidade que chamamos melodia, e ordem na simultaneidade que é a harmonia. A musicalidade intuitiva é inerente a todo ser humano, mas nem todos às desenvolvem da mesma forma, assim, é, possível receber estímulo certo, no momento correto e, a educação infantil torna-se o momento propício para este estímulo. Pensando nisto, a presente pesquisa salienta a importância da Lei nº 11.769 de 18/08/2008 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica e, apresenta como aporte teórico a Sociologia da Infância que, pauta suas vivências na criança como sujeito de direito e sublinha a infância como geracional em seu tempo/espaço. A proposta surgiu, a partir de inquietações a respeito da existência da lei que respalda o ensino da música e, a partir dessas considerações, a pesquisa busca investigar como a música tem sido inserida no cotidiano da educação infantil e quais possíveis desafios ainda são encontrados. A metodologia empregada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa e bibliográfica, revelando um diálogo com professoras da educação infantil na cidade de Aquidauana/MS que apontam, não terem lembrança da Lei, afirmam que, no município não há aplicabilidade necessária da respectiva, entretanto, as docentes promovem muitas atividades e, trabalham dentro de suas possibilidades para desenvolver a musicalidade com as crianças.
Publicado
2021-12-15