A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENSINAR/ APRENDER
Resumo
O presente estudo emerge sobre o fenômeno da música, essa ordem se manifesta na sonoridade e, tem uma ordem na extensão do tempo que simbolicamente chamamos de ritmo, uma ordem na sequencialidade que chamamos melodia, e ordem na simultaneidade que é a harmonia. A musicalidade intuitiva é inerente a todo ser humano, mas nem todos às desenvolvem da mesma forma, assim, é, possível receber estímulo certo, no momento correto e, a educação infantil torna-se o momento propício para este estímulo. Pensando nisto, a presente pesquisa salienta a importância da Lei nº 11.769 de 18/08/2008 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica e, apresenta como aporte teórico a Sociologia da Infância que, pauta suas vivências na criança como sujeito de direito e sublinha a infância como geracional em seu tempo/espaço. A proposta surgiu, a partir de inquietações a respeito da existência da lei que respalda o ensino da música e, a partir dessas considerações, a pesquisa busca investigar como a música tem sido inserida no cotidiano da educação infantil e quais possíveis desafios ainda são encontrados. A metodologia empregada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa e bibliográfica, revelando um diálogo com professoras da educação infantil na cidade de Aquidauana/MS que apontam, não terem lembrança da Lei, afirmam que, no município não há aplicabilidade necessária da respectiva, entretanto, as docentes promovem muitas atividades e, trabalham dentro de suas possibilidades para desenvolver a musicalidade com as crianças.
Publicado
2021-12-15
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.