ASPECTOS DEMARCADORES DO TORNAR-SE PROFESSOR: discutindo a formação e a prática pedagógica no ensino superior
Resumo
Este texto tem como objetivo discutir a formação docente e a prática pedagógica como demarcadoras no processo de tornar-se professor do ensino superior. Esta discussão teórica é um recorte de uma pesquisa realizada que teve como objeto de estudo a constituição da identidade profissional do professor de Didática nos cursos de formação de professores. Neste artigo, propomos uma reflexão acerca dos aspectos formativos no percurso profissional do tornar-se professor, na constituição da identidade docente. Apresentamos uma breve reflexão sobre a formação docente, a prática pedagógica e os saberes docentes que configuram a natureza da profissão. Para discutir sobre essa temática, temos como suporte teórico as ideias dos seguintes autores: Candau (1997), Brito (2008), Cunha (1989), Furlanetto (2003), Gauthier (1998), Guarnieri (2005), Lima (2009), Nóvoa (1992, 2000), Perrenoud (2001), Pimenta (1997, 2001), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003), entre outros. Cabe enfatizar, portanto, que, nesse contexto reflexivo sobre aspectos formativos da profissão docente, tornou-se evidente a existência de um forte vínculo entre os processos formativos, o espaço do exercício profissional e as significações profissionais e sociais no movimento de tornar-se professor.Referências
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