RE (DESCOBRINDO) A INFÂNCIA COM E NAS POESIAS DE MANOEL DE BARROS: exercitando a criancice...

  • Janaina Nogueira MAIA UFMS/CPAQ
Palavras-chave: Manoel de Barros. Infância. Educação.

Resumo

O presente estudo busca realizar uma leitura a respeito da infância e surgiu a partir dos diálogos realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores – GEPFIP/UFMS/CPAQ, tem por objetivo redescobrir a infância por meio das poesias de Manoel de Barros, que, em sua obra poética, oferece elementos que nos leva a compreender a infância nas formas de sua existência cotidiana, com vínculos sociais afetivos em sua aprendizagem de vida. Optamos assim, por resgatar a infância com e nas poesias de Manoel de Barros, devido à maneira como o poeta mato-grossense reivindica uma educação pela infância. Para ele, “renovar o homem usando passarinho”, revelando “peraltices”, causa um retorno à infância como um acontecimento (BARROS, 2003). Recorremos a estudos que norteiam esse artigo sobre a história e produção da infância que nos ajudaram a compreender como esse acontecimento marca uma importante etapa em nossas vidas. Postulamos, no entanto, a infância como “condição humana” Kuhlmann Jr.(1998), permeando e investindo em um saber aos leitores na educação pela infância. Neste caso, a educação permitirá não abandonar a infância e a experiência e ainda, estar na infância por meio dessa experiência.

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Publicado
2015-12-21