ANÁLISE DO PANORAMA HISTÓRICO DO ENSINO SUPERIOR EM GOIÁS: INDICADORES QUANTITATIVOS DE DESEMPENHO

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para o entendimento sobre as políticas públicas de educação destinadas ao Ensino Superior, assentado em resultados mensurados em indicadores de desempenho no estado de Goiás, que dentre as suas atribuições é responsável pela formação acadêmica universitária nas diferentes áreas do conhecimento. A pesquisa deve ser classificada como descritiva, pois apresenta as principais características que identificam e possibilitam o estudo pormenorizado do objeto a ser analisado e para o seu desenvolvimento concentramos as nossas análises em dados sobre o Nível de Instrução em Goiás, Metas 13, 14 e 15 do Plano Estadual de Educação (PEE), Quantidade de Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas e Privadas, Relação de Ingressantes, Matrículas e Concluintes, Proporção de Matrículas na Rede Pública, Programa de Financiamento Estudantil (FIES), Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Bolsa Universitária Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). De acordo com os indicadores analisados, podemos apontar a gradativa redução da participação da rede pública no número de ingressantes, matriculados e concluintes. Em contraposição, os indicadores do acesso à rede privada demonstram um avanço na oferta de bolsas integrais e parciais por parte do PROUNI e dos investimentos financeiros realizados pelo Programa Bolsa Universitária da OVG. O FIES, por seu tempo, não se consolidou em Goiás como uma ferramenta efetiva para a democratização do acesso ao ensino superior na rede privada/não gratuita.

Biografia do Autor

Flávio Reis dos Santos, Universidade Estadual de Goiás
Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (PPGGC/UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG). Membro do Comitê de Avaliação de Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual de Goiás (CIP/UEG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/HISTEDBR/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás (NEPERBR/GEPEC/UEG).
Publicado
2022-12-12