OS TIMBRES MUSICAIS NA DOCÊNCIA COM BEBÊS: PERSPECTIVAS DAS NARRATIVAS DOCENTES

Resumo

O presente artigo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa empírica de mestrado tendo como tema a música no currículo da educação infantil, especificamente no contexto de berçário, no qual pontua-se a relevância da música para o desenvolvimento do ser humano desde a mais tenra idade. Esta é evidenciada enquanto uma linguagem potencializadora de conhecimento a ser trabalhada na educação infantil, por meio de práticas lúdicas e criativas, propiciando estímulos sonoros, psicomotores, afetivos, culturais e sociais no contexto de berçários por meio das interações e brincadeiras. A música tornou-se componente curricular obrigatório na educação básica a partir da Lei 11. 769 de 2008 e sua importância é evidenciada desde documentos como RCNEI (BRASIL, 1998), DCNEI (BRASIL, 2009) até na BNCC ( BRASIL, 2017) que trazem orientações e contribuições para a prática docente envolvendo essa linguagem. Para tanto, o referido estudo objetivou-se compreender o processo de construção da linguagem musical no berçário, a partir das narrativas docentes. Metodologicamente este estudo caracteriza-se pela abordagem narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2011), adotando os procedimentos de obtenção de dados a partir da entrevista narrativa. Os dados produzidos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os resultados apontam que a prática docente com a música no berçário, constitui-se a partir das vivências cotidianas dos bebês, advindas do meio familiar em amplitude com as práticas docentes no espaço educativo, enfatizando a importância da relação e participação das famílias no cotidiano escolar. A linguagem musical dar-se a partir da exploração sonora da percussão dos corpos, nas situações cotidianas e de aprendizagens, sendo esta praticada na dicotomia entre cuidar e educar, com fins educativos propiciando conhecimento e desenvolvimento integral dos bebês. Palavras-chave: Música. Berçário. Narrativas docentes.

Biografia do Autor

Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima, UFPA
Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFPA). Mestra em Educação PPGED (UFRN). Docente do Instituto de Ciências da Educação(ICED/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infâncias e Educação (INFANCE). Coordenadora de Integração Estudantil (CIE/SAEST/UFPA).
Publicado
2023-12-09